Publicidade

Muitos operadores se encantam com os gráficos e com padrões inexistentes ou pouco confiáveis; outros, sufocados pela adrenalina, esquecem de examinar a tendência. Poucos aceitam operar com simplicidade e se perdem em complicações desnecessárias. Enquanto isso...

Esse indicativo pode nos chamar a atenção para algum ativo com boa formação de suporte ou resistência, criando possibilidades de compra ou venda.

O Saldo das ações a Termo e Saldo das ações Alugadas apresentam um gráfico histórico com essas informações comparado as cotações dessas ações. Esses dados ajudam a identificar melhor as tendências dessas ações, com base nas posições dos Investidores.

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

O Portal InvestMax facilita a sua vida listando a tendência de Longo, médio e curto prazo de várias ações da BMFBovespa, de uma forma fácil e prática, por meio visual você acompanha rapidamente as tendências das ações de várias empresas. Confira o Sinalizador de tendências InvestMax

Lista completa das opções de compra e venda da B3, que destaca opções com maior volume financeiro, número de negócios, variação de preço, variação de volume, dentre outros.

Respondendo a dúvida de um usuário apresentamos aqui algumas dicas para realizar boas operações para Venda Coberta.

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
e.cavalieri

Usuário Senior

50 posts
14/05/2009 17:10:55
como sabemos se um ativo está muito ou pouco volatil?
e como fazemos para analisar se o ativo terá muita ou pouca volatilidade no proximo mes?
Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

452 posts
respondido em 15/05/2009 07:01:44
e.cavalieri,

Estimar a volatilidade para frente é subjetivo, assim como fazemos qdo avaliamos a preço de uma ações, seja pela análise técnica ou fundamentalista.
Algumas pessoas se utilizam de olhar a volatilidade histórica para trás baseada na mesma quantidade de dias que falta para o vencimento, imaginando que o mais provável seja que os próximos dias os ativos tenham um comportamento com volatilidade semelhante aos dias anteriores, ou não muito diferente disso. Evidentemente este método é uma estimativa por aproximação e não garante acertos a todo o tempo, principalmente em casos de mudanças de tendências, etc.
O ideal é vc fazer fazer um histórico com a volatilidade implícita de todas as séries e strikes, com o tempo vc passa a perceber mais facilmente qdo está muito baixo e qdo está muito alto. Vc pode tb se utilizar da VH de 10, 22 e 33 dias (úteis) para fazer comparações.
Uma forma bem segura de se trabalhar com desvio de volatilidade é comparar com outros strikes (da mesma série e ativo), esse procedimento permite ganhos pequenos porém seguros, entretanto um bom conhecimento desse tipo de posições e ferramentas adequadas são importantes.
Volatilidade é um assunto bem extenso sugiro a você que faça um bom curso de opções que aborde bem este tema, como é o caso do nosso.

att.,