preço teorico das opções 9.5 : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Publicidade

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Para apreciação de alguns e, talvez, irritação de outros, os gráficos e plataformas de operação são instrumentos valiosos para se acompanhar os mercados financeiros. Não consigo me afastar desses instrumentos...

Esse indicativo pode nos chamar a atenção para algum ativo com boa formação de suporte ou resistência, criando possibilidades de compra ou venda.

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

Aproveito a oportunidade para lançar uma breve discussão sobre os swaps, uma modalidade de aplicação financeira pouco utilizada no Brasil mas que nos afeta diretamente.  Swap significa troca, nesse caso, de  dois ativos com retornos e riscos diferentes. Atualmente esta havendo uma grande reversão dos swaps de moedas que, de forma célere, revela-se bastante nefasta para muitas economias...

Orientações de como calcular o imposto de renda para operações em bolsas. Isenções, forma de cálculo, o que é considerado ganho, o que pode ser abatido...

Relação das empresas com aumento de volume significativo.

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
e.cavalieri

Usuário Senior

50 posts
09/05/2009 14:11:12
quando a volatilidade implicita(vi) de uma opção está abaixo da volatilidade historica anual do ativo, podemos concluir que essa opção está com pouca expectativa e está subavaliada?
Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

447 posts
respondido em 09/05/2009 14:26:15
Não necessariamente. Na maioria dos casos apenas a volatilidade esperada pelo mercado para os dias restantes até o vencimento da opção é que mudou.
Para realmente concluir o que mencionou é necessário saber se essa VI está abaixo dessa perspectiva projetada pelo mercado.

e.cavalieri

Usuário Senior

50 posts
respondido em 09/05/2009 16:19:59
como fazemos para saber se a VI está abaixo dessa perspectiva projetada pelo mercado até o dia do vencimento?