Exercicio 9.5 : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Publicidade

O comércio de moedas é um dos mais antigos do mundo e na atualidade o mais ativo e volumoso. Na época do império romano já existiam cambistas trocando moedas. Era comum encontrar esses delaers nas feiras ou onde houvesse aglomerações de pessoas, especialmente...

Aproveito a oportunidade para lançar uma breve discussão sobre os swaps, uma modalidade de aplicação financeira pouco utilizada no Brasil mas que nos afeta diretamente.  Swap significa troca, nesse caso, de  dois ativos com retornos e riscos diferentes. Atualmente esta havendo uma grande reversão dos swaps de moedas que, de forma célere, revela-se bastante nefasta para muitas economias...

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

Aposentadoria do INSS: Neste texto você descobre, de fato, quanto perde com o INSS e quanto poderia ganhar administrando a sua aposentadoria você mesmo de forma bem simples.

O mercado é tão complexo quanto o gênero humano mas operar nele é tão simples quanto comprar barato e vender caro. Assim mesmo, erramos. Veja como evitar isso...

Respondendo a dúvida de um usuário apresentamos aqui algumas dicas para realizar boas operações para Venda Coberta.

Jesse Livermore talvez seja o especulador mais conhecido do mercado americano. Muitos especuladores já incorporaram as lições dele porque elas são lógicas e fazem sentido. Com muita paciência ele só entrava na hora certa como uma serpente que sabe dar o bote, mas não sai correndo atrás da presa.

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
satavares

Usuário Preminum

7 posts
09/05/2009 09:31:45
(VENDA COBERTA)

O COMPRADOR pode exercer antes da data de vencto, se achar oportuno, ou somente no vencto?

Em caso afirmativo: Que defesa o VENDEDOR possue para impedir a perda das ações?
Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

447 posts
respondido em 09/05/2009 14:37:05
1. sim, pode; caso seja o modelo de opção americano.

2. 100% garantido, apenas lançando opções do tipo europeu, onde o exercício só é permitido no dia do vencimento.

Porém mesmo nas opções do tipo americano é muito difícil ser exercido antes, isso pq, normalmente sempre há valor extrínseco no prêmio da oção. Nesse caso há duas possibilidades:
a. se o valor extrínseco estiver negativo (isso é muito raro no mercado, mas as vezes acontece), vc simplesmente recompra as opções lançadas e fecha essa posições, pois não haverá mais nada a esperar até o vencimento.
b. se o valor extrínseco estiver maior e mesmo assim alguém exercer, vc vai lá e simplesmente recompra seus papeis. Você terá ainda a vantagem de ter contabilizado o retorno esperado antes da data do vencimento.


satavares

Usuário Premium

7 posts
respondido em 09/05/2009 17:35:55
ok Danilo,

obrigado!!!