Publicidade

O Portal InvestMax facilita a sua vida listando a tendência de Longo, médio e curto prazo de várias ações da BMFBovespa, de uma forma fácil e prática, por meio visual você acompanha rapidamente as tendências das ações de várias empresas. Confira o Sinalizador de tendências InvestMax

Orientações de como calcular o imposto de renda para operações em bolsas. Isenções, forma de cálculo, o que é considerado ganho, o que pode ser abatido...

Esta ferramenta permite escolher as melhores opções para as operações de venda coberta (lançamento coberto - financiamento).

Lista com as melhores as ações para operar opções, identificando facilmente ativos com maior volume de opções de compra e vendas, destacando os ativos por volume financeiro e número de negócios na soma de todos as opções.

Há uma grande discussão nas universidades que já perdura por algum tempo sobre a racionalidade e a eficiência dos mercados. Os temas são complexos e importantes para quem deseja investir e quer saber se o preço de uma determinada ação está alto ou está baixo...

O mercado é tão complexo quanto o gênero humano mas operar nele é tão simples quanto comprar barato e vender caro. Assim mesmo, erramos. Veja como evitar isso...

Para apreciação de alguns e, talvez, irritação de outros, os gráficos e plataformas de operação são instrumentos valiosos para se acompanhar os mercados financeiros. Não consigo me afastar desses instrumentos...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
e.cavalieri

Usuário Senior

50 posts
04/05/2009 16:55:20
to postando esse tópico para saber a opnião de voces sobre qual o momento certo de usar cada operação com opção.
quando a volatilidade historica de curto prazo(1mes) da petr4 estiver ACIMA da volatilidade historica de longo prazo(12meses)
devemos montar uma compra de volatilidade(ou boi,bode,venda coberta pelo boi) pois a probabilidade é que o ativo tenho um bom movimento, ou para cima ou para baixo.

quando a volatilidade historica de curto prazo(1mes) da petr4 estiver ABAIXO da volatilidade historica de longo prazo(12meses) devemos montar uma venda de volatilidade(ou vaca,cabra,vaca revertida) ou montar uma operação alvo(borboleta,mesa) pois esperamos que o ativo vai se estabilizar, a probabilidade é que o ativo não vai subir e nem cair muito. essa é a situação atual da petr4 (volatilidade anual: 64,15% e volatilidade mensal:29,88% ).
essa analise é boa ou devemos observar a volatilidade do ativo em apenas uma escala temporal para tomar nossas decisões?
Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

452 posts
respondido em 04/05/2009 17:30:11
e.cavalieri,

Sua pergunta é bem complexa, e difícil de explicar num fórum; é praticamente metade do curso, a parte mais importante por sinal...

Sim, existe uma relação entre volatilidade de curto e de longo prazo, porem há mt mais por traz a se analisar, não é não simples como vc colocou.

Um Exemplo: qdo a VI está muito baixa, teoricamente não é bom para abrir venda, em teórica, essa situação deveria favorecer operações compradas. Porém esse cenário normalmente se forma depois de uma forte alta com o ativo próximo a topo históricos, ou resistências significativas e preços já sobrecomprados.

Ou seja, o mercado acaba se equilibrando. Mas com mt atenção nessas e outras informações a base em volatilidade é uma boa forma de operar opções. Caso não tenha feito um curso de opções focado em volatilidade, recomendo que faça, é um bom diferencial.

att.,