Publicidade

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

Quem nunca se enganou lendo gráficos de ações ou de outros ativos financeiros, levante as mãos! Enganamo-nos pelo desejo de encurtar caminho. Esse comportamento faz parte da luta inexorável para melhorar a vida o mais rápido possível, mas cometemos erros. A tentativa dos grafistas para inventar padrões gráficos em busca de significados diferentes faz parte dessa...

O Saldo das ações a Termo e Saldo das ações Alugadas apresentam um gráfico histórico com essas informações comparado as cotações dessas ações. Esses dados ajudam a identificar melhor as tendências dessas ações, com base nas posições dos Investidores.

Jesse Livermore talvez seja o especulador mais conhecido do mercado americano. Muitos especuladores já incorporaram as lições dele porque elas são lógicas e fazem sentido. Com muita paciência ele só entrava na hora certa como uma serpente que sabe dar o bote, mas não sai correndo atrás da presa.

Publico este de modo que possa ser útil a quem quiser saber mais sobre o tema. O assunto é complexo, mas vou tentar colocar de forma breve, mas extensiva a todos interessados.

O mercado financeiro é cheio de contradições. Os conflitos são constantes porque encerram nossos desejos instáveis de atuar como compradores e como vendedores. Enquanto nos outros mercados, os compradores aguardam os preços caírem pra comprar mais barato...

A frase de Charles Dow, “a tendência é tua amiga”, definiu para sempre como se deve operar num mercado de movimentos aleatórios ou incertos. Infelizmente, muitas vezes, a tendência do mercado contraria nosso desejo de operar a qualquer momento, como se o mercado estivesse sempre favorável a nossa pretensão de comprar ou de vender...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
clebergl

Novo Usuário

1 posts
30/04/2009 16:27:51
Boa tarde!!!

Alguém saberia me indicar algum programa de análise gráfica? Algum site talvés...
Respostas [ escrever resposta ]
domenico

Usuário Senior

139 posts
respondido em 30/04/2009 21:36:33
Existem vários, desde os mais básicos até os mais avançados, depende do objetivo.
Agora assim, antes de utilizar algumas dessas ferramentas você precisa saber interpretar os sinais e quando você souber e tiver prática irá perceber que não precisa deles, rsrsrs

Abs
Danilo

Usuário Senior

452 posts
respondido em 01/05/2009 07:15:24
Olá clebergl,

Existem vários, os mais conhecidos são:
Enfoque, cma, cedro, tradezone, broadcash, apligraf, dentre outros.

Dependendo da corretora, ela mesmo já possui algum sistema gráfico ou parceria com alguma empresa dessas.

Como disse o domenico, vc deve verificar qual o melhor de acordo com a sua necessidade, principalmente na relação custo/benefício.