Mesa/Boi 8.2 : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

 
Publicidade

O mercado é tão complexo quanto o gênero humano mas operar nele é tão simples quanto comprar barato e vender caro. Assim mesmo, erramos. Veja como evitar isso...

Relação das empresas com aumento de volume significativo.

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

Os investidores estrangeiros representam mais de 50% dos negócios na bolsa de valores B3. Portanto o fluxo de recursos estrangeiros tende a ditar o movimento de uma boa fatia do mercado. Veja a participação nos Contratos Futuros do IBOVESPA

Aproveito a oportunidade para lançar uma breve discussão sobre os swaps, uma modalidade de aplicação financeira pouco utilizada no Brasil mas que nos afeta diretamente.  Swap significa troca, nesse caso, de  dois ativos com retornos e riscos diferentes. Atualmente esta havendo uma grande reversão dos swaps de moedas que, de forma célere, revela-se bastante nefasta para muitas economias...

O Saldo das ações a Termo e Saldo das ações Alugadas apresentam um gráfico histórico com essas informações comparado as cotações dessas ações. Esses dados ajudam a identificar melhor as tendências dessas ações, com base nas posições dos Investidores.

O mercado financeiro é cheio de contradições. Os conflitos são constantes porque encerram nossos desejos instáveis de atuar como compradores e como vendedores. Enquanto nos outros mercados, os compradores aguardam os preços caírem pra comprar mais barato...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
and_ribeiro

Novo Usuário

2 posts
08/02/2009 13:01:49
Qual dessas duas travas são melhores??
Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

447 posts
respondido em 09/02/2009 07:50:09
Olá and_eibeiro,

Vc não citou as travas...

Se o que vc quis dizer foi perguntar qual das duas estratégias acima é melhor; a resposta é depende. São estratégias diferentes e o melhor retorno depende da situação de mercado, da expectativa de preço da ação, dos strikes que se montará essas operações, da volatilidade implícita.
Outras informações como saldo dos comprados e vendidos na CBLC, conhecer os principais pontos de suporte e resistências, etc... tb pode ajudar.
Não existe uma formula mágica do tipo: "faça apenas mesa...", a regra é: aproveite as oportunidades do mercado, assim como se alguém oferecesse comprar o seu carro por 30% a mais do valor de mercado, vc venderia. Para isso vc precisará de estudo, acompanhamento e conhecimento.

att.,



and_ribeiro

Novo usuário

2 posts
respondido em 09/02/2009 20:29:58
Entendido Danilo.
valew pela atenção eu sou novo no mercado e não quero entrar com o pé errado.
grato.
marsilva2007

Usuário Senior

98 posts
respondido em 23/05/2009 21:48:41
Quais são as travas para comentar??