Tendência, Alinhamento, Suporte e Resistência
Opero no mercado financeiro todos os dias. Sou aficionado por jogadas rápidas. Sigo o alinhamento, obedecendo a tendência mais próxima do meu tempo de operação. Observo os suportes nas compras e respeito as resistências nas vendas dentro dos períodos que escolho para operar. Não tem como errar; exceto quando minha intuição me traí. Isso pode acontecer com pouco ou com muito dinheiro, mas o mercado não engana ninguém. Quando as condições indicam alta, o mercado sobe, e quando indicam baixa, ele cai. Não adianta teimar pois não sabemos porque, mas existem indicadores que ajudam identificar a tendência e os pontos de inflexão. Invariavelmente, teremos ações teimosas que podem contrariar as ondas do mercado, mas é bom não pensar na exceção. Quem opera acreditando na exceção perde dinheiro sem exceção.
Outro dia uma amiga perguntou como aprendi “tudo isso”. Minha resposta foi elíptica; expliquei que sempre estudei sozinho. Na realidade, aprendi conversando com os livros, isso todos podem fazer. Recomendo o livro de Jesse Livermore — Reminescência de um Especulador Financeiro. Livermore operava usando o caminho traçado no título desta nota. As palavras são minhas, mas a lição é dele. Livermore, teve uma vida trágica, mas deixou uma grande lição para quem deseja sucesso negociando com ações.
A lógica é esta: Por que comprar uma ação quando o mercado está caindo, ou vender quando ele está subindo a não ser para a realizar lucros? Entretanto, como operamos observando o mercado com gráficos, podemos nos enganar facilmente. As imagens são traiçoeiras porque preferimos acreditar no que gostamos. Isto é, carregamos os germes do erro e da teimosia no nosso DNA. É preciso reconhecer isso pra diminuir os erros e aumentar os acertos.
Os preços podem parecer que estão subindo, quando visto com gráfico de uma hora, mas observando a tendência com gráfico diário, ela pode mostrar preços caindo. E ai fica a dúvida, deve-se comprar seguindo a direção indicada no gráfico de uma hora ou vender seguindo a tendência indicada nos períodos maiores?
A lição mais importante é seguir a tendência maior operando com as ondas menores. The trend is your friend, dizia Charles Dow. Observe as resistências e os suportes que se formam ao longo dos movimentos. Isto é, os gráficos avisam se a tendência é de alta ou de baixa e ainda mostram os pontos de entradas e saídas — maravilha!
Para entender porque nos enganamos é bom lembrar da contradição que predomina entre movimentos de curto e de longo prazo. Somente o alinhamento automático pode nos livrar da briga entre a lógica e a emoção. A primeira diz para operar com a tendência, mas a segunda é impaciente e empurra para aproveitar qualquer movimento. Nunca desobedeça a tendência e aprecie a importância dos suportes e das resistências dentro de uma onda de alta ou de baixa. Caso tenha dificuldade pra identificar esses pontos, use um indicador para se orientar melhor.
Confesso que já cometi muitas bobeiras, e ainda erro porque não consegui domar totalmente meus desejos de operar a qualquer hora. E sabemos que, quem opera a qualquer hora, pode perder a qualquer hora. O timing das operações é importante, mas ele exige disciplina e auto-controle.
Outro dia fiquei preso numa operação por quase três semanas. Fiz uma compra no mini índice sem verificar a tendência de curto prazo. Felizmente, não realizei prejuízo porque, num prazo mais longo, tinha duas coisas a meu favor: Margem suficiente pra garantir as perdas até certo ponto; segundo, sabia que no longo prazo, como o viés, no mercado de ação, é de alta, ele me salvaria daquele erro. Assim, o risco era alto, mas não realizei prejuízo. Sai com lucro e bastante alívio, claro!
Mas por quê incorrer nesse tipo de erro? Só Freud explica! Só podemos diminuir os erros, e aumentar os acertos, quando domamos nossos desejos via alguma técnica. Temos que agir como se fossemos budistas. Os budistas não se dobram aos desejos materiais porque obedecem aos princípios da fé, mas não é fácil. Passam horas meditando para não cair em tentação!
Destarte, no mercado, devemos passar mais tempo tentando nos controlar, analisando e avaliando a situação do que operando. É preferível obedecer as regras do que perder o que já ganhou ou o que deseja investir.
Sistematize as jogadas pois, o que adianta jogar de qualquer jeito e perder de qualquer jeito? A estratégia vencedora é a de se operar em sintonia com o mercado, e somente com aquelas ações que estão alinhadas. Quando as jogadas forem de curto prazo, obedeça as ondas menores e as ondas maiores alinhando-as. Opere nem que seja com movimentos de um minuto obedecendo ondas de cinco!
Adoro operar, e faço um pouco todos os dias. É gostoso ganhar nem que seja um pouquinho. O processo é desafiante. Ele revela facetas de minha personalidade que não conseguiria identificar praticando outras atividades. Apesar da minha teimosia, só vendo minhas ações com lucro, pois no longo prazo o viés e as tendências de alta me protegem contra os prejuízos e minha intempestividade. E, apesar do altruísmo que julgamos ter, sabemos que em qualquer circunstância, negociamos para ganhar. No final das contas, a dor da perda é muito mais intensa do que sensação dos ganhos.
Prof-Metafix
Wisconsin, 19 de junho de 2016
- Negociando Moedas no Intraday - 28/04/2024
- Fundos ETF de Moedas - 13/04/2024
- O jeito certo e o errado de operar ativos - 11/03/2024
Olá Luciano, grato pelo contato,
Veja se este conteúdo sobre <a href=”https://investmax.com.br/iM/content.asp?contentid=663″ title=”padrões e formações gráficas”>Padrões Gráficos</a> atende a sua dúvida
Bom dia
Como identificar o rompimento do suporte ou resistência como a confirmação de ambos, em vez de tratar esses como rompimento de fato?
muito bom seu artigo. estou operando a 6 meses sem ganhos e vou começar a usar os seus pensamentos apartir de agora. obrigado pela ajuda
Vou iniciar usando em day trade o alinhamento automático. Obrigado pelo artigo.
Estava com saudades dos seus textos. São inspiradores para qualquer trade!