O Alinhamento Automático

Professor Metafix 2

O alinhamento automático é uma metodologia sensata para se operar no mercado porque ela respeita as tendências de todos os tamanhos. Por isso, venho alertando os colegas para domar a pressa e evitar operar contra qualquer tendência. A única forma correta para evitar esse erro é alinhar, pelo menos, duas ou mais tendências.

Compartilhe

O Alinhamento Automático

             O alinhamento automático é uma metodologia sensata para se operar no mercado porque ela respeita as tendências de todos os tamanhos. Por isso, venho alertando os colegas desse site e de outros blogs para domar a pressa e evitar operar contra qualquer tendência. A única forma correta para evitar esse erro é alinhar, pelo menos, duas ou mais tendências.
            Neste artigo, tento explicar a forma mais simples possível como fazer isso. Entretanto, só a prática transformará o especulador num operador de sucesso. Antes de tudo é necessário domar o desejo de operar a qualquer momento. Em negócios, tudo tem um tempo certo. Os antigos sábios já sabiam disso!
            Vamos lá. Imagine que um operador abra um gráfico que demonstra um movimento de preço ilustado por velas de um dia. As velas se movimentam acima de uma média móvel. Concluímos que neste caso, os preços estão subindo. A tendência é de alta. Para confirmar, o operador abre outro gráfico da mesma ação com barras ou velas de 15 minutos, mas agora os preços estão se movimentando abaixo da média móvel e concluímos que os preços estão caindo – tendência de baixa.
            Eis a questão shakesperiana: O operaor deve comprar, acompanhando a tendência diária, ou deve vender acompanhando a tendência de 15 minutos? Se o operador comprar, acompanhando o diário, vai se arrepender porque, o gráfico de 15 minutos é mais rápido e pode continuar caindo. Neste caso, pode estar havendo uma mudança de tendência, porém invisível no diário. Depois de dois ou três dias, a tendência diária já se inverteu e o prejuízo se alarga ainda mais.
            Por outro lado, se operador se guiar pela tendência de 15 minutos e vender aquela ação, ignorando a tendência no diário, corre o risco de dentro algumas horas, ou até minutos, o preço voltar a subir acomapnhando a tendência maior ilustrada pelo gráfico diário. Para evitar esse equívoco, sugiro o alinhamento que natualmente ocorre entre diferentes períodos ou tendências.
            Vamos ao segundo passo. Com as informações transmitidas pelos dois gráficos, o operador está mais preparado pra resolver essa incongruência. Isto leva tempo, paciência e demanda auto controle. Demora porque não sabemos quanto tempo a tendência ilustrada pelo gráfico menor vai apontar pra baixo. E temos que ter paciência e esperar até que a tendência no gráfico de 15 minutos mude de direção, apontando pra cima, para acompanhar o diário. A decisão de comprar só deve ser feita quando a tendência de 15 minutos apontar pra cima, alinhando-se com o movimento de alta ilustrado pelo gráfico diário, como dito.
            Para aqueles que adoram praticar o “hienismo” com jogadas curtas, podem aproveitar essa sugestão ou técnica para operar com gráficos de tempos mais curtos. Por exemplo, pode alinhar até gráfico de 5 minutos com meia hora ou 15 minutos com uma hora.
            Existem várias maneiras de se praticar o alinhamento automático. Podemos alinhar utilizando médias móveis com osciladores ou combinações diferentes. Definitivamente, o risco de se operar sem obedecer as tendências é muito grande. Destarte, a única forma de errar com o alinhamento automático é perder a paciência ou não exercitar o auto controle para aguardar o alinhamento se confirmar.
            Para não cansar alguns leitores, encerro por aqui. Voltarei depois com detalhes e ilustrações de como é simples e efetivo trabalhar com o alinhamento. Ele apenas exige paciência mas, como em todos tipos de negócios, a bolsa oferece oportunidades e, de vez em quando, precisamos esperar. Entretanto, na bolsa temos mais controle sobre as oportunidades. Para aumenta-las, poderemos diminuir o tempo de operação. Isto resolve, em parte, dois problemas; ameniza a dor da impaciência e diminui a falta de oportunidades, como veremos nos próximos artigos.
Boa Sorte!
Prof-Metafix
Professor Metafix
Compartilhe

2 comentaram sobre “O Alinhamento Automático

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

Imitando os Grandes Players

Nesta nota vamos analisar como num dia de operação o investidor pode aumentar os ganhos num montante que daria inveja a qualquer robot dos “High frequence traders” – jogadores de alta frequência.

NULLNULL