como investir na Bovespa bolsa de valores analise tecnica

O que é o Mercado de Opção

O que é o Mercado de Opção

Na cronologia do surgimento dos derivativos, as opções ocupam o terceiro lugar. Atualmente, há opções negociadas sobre uma infnidade de ativos e bens, como ações de uma empresa, índices de preços, contratos futuros, títulos do Tesouro e mercadorias. As opções são negociadas tanto em bolsa quanto no balcão.

É o mercado onde não se negociam ativos financeiros ou commodities e sim direitos de compra ou de venda de um lote de ações, ativos financeiros ou commodities, com preços e prazos de exercício preestabelecidos contratualmente. Por esses direitos, o titular de uma opção paga um prêmio, podendo exercê-lo – a qualquer momento ou somente no dia do vencimento, dependendo do estilo da opção – ou revendê-los no mercado durante o período de validade da opção.

Assim, a opção é um contrato que dá ao seu detentor, ou comprador, o direito, mas não a obrigação de comprar o ativo objeto caso seja uma opção de compra, e vendê-lo caso seja uma opção de venda, pelo preço acordado, na data de vencimento da operação ou até esta. Em contrapartida o vendedor (ou lançador) tem a obrigação de vender, caso tenha vendido uma opção de compra, e tem a obrigação de comprar caso tenha vendido uma opção de venda.

Indique e Compartilhe: 
Indique para um Amigo: 
Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Deixe seu Comentário: 
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.