Dicas aos Novos Investidores

Enzo M Giunti

Dicas aos Novos Investidores

Diante de situações adversas poderemos reagir ou agir. Reagimos de forma emocional, principalmente, ao sermos surpreendidos e agimos de forma racional quando nos deparamos com situações já vivenciadas e/ou estávamos preparados para aquelas determinadas circunstâncias.

No mercado, temos que buscar reduzir o nosso desconhecimento e desenvolver maneiras próprias e pré-estabelecidas do tipo: o que devo fazer se o preço do ativo seguir para cima de ... , para baixo de ... , ou permancer em uma determinada faixa de valor em determinado tempo.

Sempre ouvimos: compra-se na baixa e vende-se na alta, mas como identificar esses momentos. Qual o meu objetivo? Como maximizar ganhos? Como reduzir perdas?

Muitos entram em uma operação buscando certo ganho, geralmente não definido, chega a obtê-lo “se” tivesse realizado – o famoso se – e acaba paralisado observando fechamentos em valores contra a posição iniciada, então, fica tentando convencer-se de que a decisão certa é assumir “ser investidor de longo prazo” – reação emocional.

Ao respondermos à seguinte pergunta: Qual o sistema de decisão que uso para operar no mercado? Se conseguir verbalizar ou registrar todos os passos detalhadamente, independente de ter obtido sucesso ou não, teremos como reavaliar todo o processo e aperfeiçoá-lo com o decorrer do tempo.

Mas, caso não consiga descrever o processo de decisão, deixando-o indefinido e sem o parâmetro utilizado ao posicionar-se comprado, vendido ou zerado, então, estamos diante da subjetividade, passa a ser um jogo, e a probabilidade geralmente é sempre contra o jogador.

Em todas as atividades humanas, mesmo com talentos herdados geneticamente, necessitamos ser submetidos à processos educacionais para criarmos uma sólida base que nos permita ampliar os conhecimentos e evoluir em determinada área, ou seja, quem não sabe passa a saber, quem não queria passa a querer e quem não fazia passa a fazer.

Portanto, para estes e outros questionamentos: como utilizar um aparelho, como dirigir um automóvel, como pilotar uma aeronave, como operar a termo, como operar a futuro, como operar índices, como operar derivativos, como operar opções, como operar na alta, como operar na baixa, como operar em mercado de lado, como obter uma poupança, como obter retorno sobre o capital, em fim, como operar na bolsa?

Necessário se faz atentarmos a estes domínios (áreas ou esfera de ação) a serem trabalhados para obtermos mudanças significativas de comportamento, assim brevemente definidos:

  • - Os cognitivos são aqueles relacionados a conhecimentos, conceitos, idéias, princípios e habilidades mentais;
  • - Os afetivos são os que se referem a atitudes, interesses, valores e apreciações;
  • - Os psicomotores são os que visam ao desenvolvimento de habilidades manipulativas ou motoras;

Cada domínio, conforme as taxonomias (ciência da classificação ou sistemática) sugerem as seguintes etapas:

- Domínio cognitivo - o critério escolhido foi o da complexidade crescente, segundo o qual resultados de aprendizagem mais simples vão prosseguindo através de níveis mais complexos. De acordo com esse princípio, um nível engloba os que o precedem:

  • Conhecimento;
  • Compreensão;
  • Aplicação;
  • Análise;
  • Síntese; e
  • Avaliação.

- Domínio afetivo - o critério integrador selecionado foi o da "internalização", que pode ser entendido como aceitação, pelo indivíduo, das atitudes, códigos, princípios ou sanções, que se tornam uma parte de si mesmo, na formação de julgamento de valor ou na determinação de sua conduta:

  • Acolhimento;
  • Resposta;
  • Valorização;
  • Organização; e
  • Caracterização por valor ou complexo de valores.

- O domínio psicomotor – o critério integrador é o estímulo aos órgãos do sentido e a consequente precisão de retorno motor, que pode ser entendido como ação, pelo indivíduo, diante de situações já conhecidas, resultando em resposta adequada à situação já vivenciada ou não:

  • Percepção;
  • Predisposição;
  • Resposta orientada;
  • Resposta mecânica; e
  • Resposta aberta complexa ou resposta complexa evidente.

Caro - Novo investidor - o material acima visa te ajudar a estabelecer etapas a serem vencidas para a conquista de seus objetivos (aprender a aprender). Nós da InvestMax temos o propósito de facilitar o seu processo de aprendizagem para o necessário desenvolvimento de uma metodologia às operações com renda variável e fixa. Seja bem-vindo, conte conosco!

“... o vôo do homem
através da vida
é sustentado
pela força de seus conhecimentos ...”

Na bolsa também!

Onde são certas as incertezas e os imprevistos devem ser previstos!

O Autor opera em bolsa desde 1986, é instrutor acadêmico, de vôo e ministra os cursos sobre Investimento.

Indique e Compartilhe: 
Indique para um Amigo: 
Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Deixe seu Comentário: 
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

Toni Souza comentou:

Muito bom! Acrescenta muito a quem quer se dar bem na bolsa.


Mariana comentou:

Excelente !!! mediante esta crise os iniciante na bolsa tornan-se desencorajados ao inciar seus investimentos, neste contexto fica claro que é posspivel e sim obter retornos apenas se faz necessario o conhecimento.


Enzo MG comentou:

Mariana, seja bem-vinda, grato pelo incentivo.


prof-metafix comentou:

Enzo gostei do teu artigo, voce tem que escrever mais, nem que seja umas notas curtinhas para ir esclarecendo os misterios da bolsa. abrcos, metafix