Gap de Exaustão : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Gap de Exaustão

Fonte: Stockcharts

Gap de Exaustão

Acontece perto do final da tendência. Em muitos casos, sinaliza o esgotamento da mesma. Caracteriza-se por forte volume, e grande distância entre o fechamento do dia anterior e a abertura no dia do gap. Pode facilmente ser confundido com o gap de fuga, a não ser pelo enorme volume.

Durante longos períodos de queda, o pessimismo pode realmente tomar conta do mercado. Vender tudo e liquidar a posição no mercado passa a ser uma atitude comum entre os operadores. Nesse caso, o gap costuma se fechar rapidamente, já que a tendência está para se esgotar, e logo vai ser revertida.

Da mesma forma, se a tendência é de alta, a euforia toma conta dos investidores, que parecem ter um apetite insaciável pelo papel. O gap se forma de alta, com grande volume. Há uma grande realização de lucros logo em seqüência, e a demanda pelo papel se exaure completamente. A queda de preços dispara o processo de reversão.

Gaps de exaustão são, provavelmente, os mais fáceis para se negociar e lucrar. No exemplo abaixo, note que a alta se estende ainda pelo começo do dia posterior ao do gap, fazendo novo gap na abertura do segundo dia, apenas para desabar em seguida. O volume ampliado deu a dica de que se tratava de gap de exaustão ou de fuga. Pelo tamanho do gap e pela quase duplicação do volume, fica mais clara a caracterização de exaustão.

Tipos de Gap: Gap de Exaustão

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

 
Publicidade

Há uma grande discussão nas universidades que já perdura por algum tempo sobre a racionalidade e a eficiência dos mercados. Os temas são complexos e importantes para quem deseja investir e quer saber se o preço de uma determinada ação está alto ou está baixo...

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

Para apreciação de alguns e, talvez, irritação de outros, os gráficos e plataformas de operação são instrumentos valiosos para se acompanhar os mercados financeiros. Não consigo me afastar desses instrumentos...

Publico este de modo que possa ser útil a quem quiser saber mais sobre o tema. O assunto é complexo, mas vou tentar colocar de forma breve, mas extensiva a todos interessados.

Faça simulações, projeções, acompanhe e gerencie operações com opções. Com essa ferramenta você tem total controle sobre suas posições de forma descomplicada e eficiente.