Promessas de um Investidor para um Ano Novo

Zeke Ashton | Fonte: www.fool.com

Promessas de um Investidor para um Ano Novo


1.Escreva seus objetivos

Esta parece bem simples, mas é muito poderosa. Você não poderá alcançar seus objetivos se não souberem quais são eles, não é? Mas, tem sido observado que mais do saber o que você quer, o simples fato de escrever seus objetivos, os tornam muito mais fácil de serem alcançados. De fato, um estudo de uma conhecida Universidade de Harvard mostrou que em um grupo, 3% escrevem regularmente seus objetivos, enquanto 14% tem objetivos, mas não os escreve, e 83% não tem objetivos fixados claramente. Os resultados são impressionantes. Os 3% que escrevem regularmente seus objetivos acumulam mais riqueza que os outros 97% juntos!

2. Coloque suas finanças em ordem

Esta parece ser bem elementar. Nisso eu posso falar por mim mesmo. Eu posso (e fico) quase o dia todo procurando por investimentos interessantes, mas não gasto tempo suficiente revendo meus hábitos de consumo ou garantindo que tenha segurança suficiente.

É por isto que uma de minhas promessas de início de ano é colocar a minha casa em ordem. Se você passa grande parte do dia admirando a sua carteira de ações, mas deixa os juros comerem grande parte de seu dinheiro, não irá conseguir atingir seus objetivos financeiros. Antes de começar a se preocupar com a Bolsa, coloque as suas finanças em ordem.

3. Escolha sua Estratégia.

Investir é muito mais do que colecionar um monte de ações para a uma carteira. Seus investimentos necessitam uma estratégia para poderem se ajustar aos seus objetivos, que você deve ter bem definidos (e escritos) anteriormente no nosso primeiro passo. Existem umas enormidades de maneiras de alcançar seus objetivos, quaisquer que sejam eles: fundos indexados, fundos ativos, fundos cambiais, ações individuais, e assim por diante - Estas ferramentas podem ser consideradas tijolinhos para a construção de sua riqueza. Você tem que decidir agora qual será sua estratégia para atingir seus objetivos financeiros, sejam eles a construção de riqueza para a sua aposentadoria, a poupança para a casa dos sonhos, a escola para os filhos ou, o que mais estiver por vir.

Obviamente, selecionar ações para o crescimento no longo prazo, deve ser apenas um dos componentes para o sucesso de sua estratégia financeira pessoal. Tenha certeza que você fez seu dever de casa corretamente procurando determinar que investimento melhor se adequa a cada objetivo seu. Depois é segui-lo “a risca”. Quando o trabalho de base tiver sido feito, só será necessário um check a cada semestre ou ano e alguns ajustes esporádicos.

4.Compre negócio e não ações

Uma vez que você decida que ações devam fazer parte da sua estratégia, a próxima resolução é simples: lembre-se que você está comprando um negócio, e não simples pedaços de papéis, sujeitos à flutuações aleatórias de preço, de acordo com o humor do mercado. Eu aconselho a você a encarar cada ação que vier a comprar como se estivesse comprando o negócio todo (ao preço oferecido pelo mercado), com a expectativa de ficar com ele, por pelo menos uma década. Se você considerar cada compra de ação desta forma, irá gastar o tempo suficiente para conhecer efetivamente o negócio, o grupo industrial, as oportunidades, e os perigos aos quais a companhia estará sujeita. Você somente deverá efetuar uma compra se puder justificar o preço pago. A facilidade de se livrar facilmente de um papel na Bolsa não deve ser usado como desculpa decisões de compras mal feitas.

5. Jogue com os percentuais.

Deixe-me falar disto da forma mais simples que conheço: O sucesso em obter retornos superiores vai depender da diferença do preço que você pagou pelos papéis e pelo verdadeiro valor do negócio, gerado pela companhia, através dos tempos.

O que é o verdadeiro valor do negócio? Colocado de forma simples, é o valor derivado de sua capacidade lucrativa, mais conhecido como fluxo de caixa livre. Normalmente, pagar pelos papéis mais do que a capacidade de dinheiro que a firma pode gerar é prenúncio de desastre. Crie o hábito de pagar pelas ações menos do que o seu valor. Comprar um fluxo de lucros futuros e dividendos crescentes e confiáveis, ao melhor preço, é o que chamamos de investir racionalmente. Se a sua carteira está apinhada de companhias sem lucros e sem fluxo de caixa, certamente as chances estão contra você. Não vai fazer tão mal se você tiver dois investimentos especulativos de forma comedida em sua carteira. Mas, a maneira mais sábia de investir é conseguir o maior quantidade de lucros e fluxo de caixa, por preço pago.

6. Leia os últimos balanços trimestrais e anuais.

Esta é bastante simples. Toda companhia listada na Bolsa envia seus relatórios anualmente para a CVM, descrevendo seu negócio detalhadamente. Antes de você comprar qualquer papel, mantenha a política de ler o último relatório anual disponível da empresa. Eu garanto a você que deve ter alguma coisa lá que você precisa conhecer. Leia, também, o relatório do último trimestre para garantir que você está em dia com os últimos acontecimentos. Eu juro a você, que a leitura de uma hora dos relatórios, não irá causar nenhuma perda de oportunidade em seus investimentos, mas prevenirá a compra de papéis impulsivamente, somente porquê foram citados na mídia.

7. Faça anotações.

Quando você comprar um papel, faça uma anotação rápida, de meia folha de papel, dos motivos que levaram você a comprar aquele determinado papel, e porquê você acha que ele vale aquela quantia naquele dia, e a que ponto você está planejando vende-lo. Toda vez que você pensar em vender releia aquilo que escreveu. Crie a rotina de efetuar uma avaliação por escrito algum tempo depois de vender, de maneira a aproveitar os aprendizados que cada venda tem a lhe oferecer.

8. Faça um checkup trimestral daquilo que você possuí.

As companhias fazem uma avaliação trimestral de seu desempenho. Você deve revisa-las no mesmo período, acrescentando às suas anotações, qualquer idéia que você venha a ter. Qualquer papel que você possua necessita desta avaliação trimestral de 30 minutos. Se você achar que este trabalho de manutenção é muito difícil para você, é provável que você tenha mais ações do que deveria.

9. Faça do Mercado seu criado e não o seu Mestre.

A volatilidade induz a um mau caminho. Se você deixar, as suas emoções tornarão a volatilidade o seu pior inimigo. Por outro lado, a volatilidade cria oportunidades para o investidor paciente. A melhor forma de fazer do Mercado seu criado ao invés de seu Mestre foi descrita no Capítulo 8 do Livro “Inteligent Investor” por Benjamin Graham. Se você não leu ainda, assegure-se que vai ler ainda este ano.

10. Seja paciente, divirta-se e lembre-se das coisas importantes

Eu me lembro de Charlie Munger no encontro anual da Berkshire Hathaway, falando que “existem outras coisas no mundo além da acumulação passiva de riqueza." É importante lembrar a nós mesmos que investimos para melhorar nossa qualidade de vida, e que o dinheiro nos dá a oportunidade de melhorar não somente a nossa vida, mas também serve para contribuir para a vida dos outros e apoiar diversas causas nobres. Investir representa uma estrada que nos leva a algum lugar, e é importante ter certeza que o destino vale a pena.

Indique e Compartilhe: 
Indique para um Amigo: 
Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Deixe seu Comentário: 
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

Danilo comentou:

muito bom


manoel guimaraes comentou:

estava indo muito bem até começar com essa xaropada de "compre negocios, nao papeis". Ou nego volta para a renda fixa, ou então vai ser sardinha tomando ferro no mercado. Eu faço trades. Eu não compro papeis, eu compro ações escriturais. Tem umas empresas que nem preciso saber em que ramo operam.