Teoria dos Jogos Aplicada ao Mecado de Ações

Fonte: Revista Superinteressante

A Fascinante Teoria dos Jogos usa a solidez da matemática para compreender e antecipar o insólito e imprevisível comportamento humano.


- Você está estacionando o carro e... - crassshh - amassa o pára-lama daquele reluzente BMW ao lado. Ninguém viu. Você, um cara decente, pensa em deixar um bilhete se identificando e assumindo a responsabilidade. Mas, espera aí. É um BMW. O dono certamente tem dinheiro, e não estaria dirigindo um carro desses por aí se não tivesse seguro. Essa batidinha para ele não será nada, mas para você...

- Já é tarde da noite e você está na estação do metrô. Ninguém por perto. Por que não saltar a roleta e viajar sem pagar? É claro que a companhia do metrô não vai quebrar se você fizer isso. Os trens circulam com ou sem passageiros. Por que não saltar a roleta?

Há uma infinidade de situações em que o interesse individual se choca com o coletivo. No caso do carro em que você bateu, o seguro paga e repassa o custo para os prêmios que cobra. Não assumindo o prejuízo, você acaba penalizando gente que nada tem a ver com isso. O caso do metrô é idêntico: engrossando as estatísticas dos que não pagam, você contribui para o aumento das passagens dos que pagam.

Esse é um dilema freqüente nas organizações - na família, na empresas, entre nações. Ele surge de um impulso com o qual todo mundo lida em inúmeras circunstâncias: a tendência a satisfazer o interesse individual agindo de uma forma que, se todos imitassem, seria catastrófica para todos.


Que jogos são esses?

Continuação:Teoria dos Jogos Aplicada a Bolsa de Valores - Parte 2 »

Indique e Compartilhe: 
Indique para um Amigo: 
Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Deixe seu Comentário: 
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

Vincaldevilla comentou:

Interessante.
Recomendo os livros de Richard Dawkins em que se refere à evolução e a teoria dos jogos.


Rodrigo comentou:

Parabéns pelo artigo!
Recomendo o livro "Teoria dos Jogos" de Ronaldo Fiani, da Editora Elsevier.


luiz gama comentou:

Muito bom .. "!!!!"


Juares comentou:

Ótimo texto. Muito bem elaborado e rico em detalhes que prendem o leitor ao desfecho da conclusão.
Vou guarda-lo com carinho em meus arquivos pessoais e espero atingir o maior número de pessoas possível indicando sua leitura completa.

Parabéns ao autor