Como Coronavírus afetará a Bolsa de Valores e economia no País?

Marcos Viana

Como Coronavírus afetará a Bolsa de Valores e economia no País?

Coronavírus, a Bolsa de Valores e economia no País

O Coronavírus tem afetado diretamente todos os países. Os seus impactos na economia estão cada vez mais evidentes, e ninguém sabe que rumo seguir. Afinal de contas, não é possível fazer nenhuma projeção para o futuro, pois não há previsão para o  fim dessa crise.

Impactos do Coronavírus no mercado

O cenário atual é de grande incerteza e volatilidade. Por isso, as empresas estão postergando qualquer decisão de investimento nesse momento. Com resultado, tanto a renda quanto o emprego estão sendo afetados.

Nem mesmo os especialistas têm respostas para perguntas como: até quando a crise irá durar? Como será a retomada da economia depois da crise?...

A Bolsa de Valores tem apresentado quedas sucessivas. De acordo com a binary, a queda nos preços das ações desestimula novos investimentos. Além do mais, essas perdas impactam a economia real, uma vez que elas também representam perda financeira para o investidor pessoa física, e para os fundos.

Além do mais, o crédito, que é uma importante forma de financiamento das empresas, sofre impacto direto, devido ao medo que o mercado financeiro está vivendo. Com um cenário de grandes incertezas, e de um aumento do risco, as taxas dos juros futuros dispararam.

Sem contar que a tendência é que os bancos também tenham mais cautela nesse momento. Pois a possibilidade de uma diminuição no nível de atividades das empresas, pode acabar afetando a sua capacidade de pagamento também.

Aumento do dólar e a economia

A reação do dólar diante da crise do Coronavírus tenta prever os impactos futuros da pandemia na economia. As ações das empresas brasileiras caíram muito, pois os investidores, em uma tentativa de se protegerem da crise, venderam as suas ações, fazendo com que o seu valor sofresse uma grande redução.

A Selic, taxa básica de juros, apresentou uma baixa histórica. Com esse fato e com a alta do dólar frente ao Real, o Brasil ficou menos atrativos para os investidores estrangeiros.

Outra situação que afeta diretamente a economia do Brasil é o aumento do dólar. Afinal de contas, grande parte dos produtos e insumos usados no Brasil são importados.

Dessa forma, com o preço da moeda norte americana em alta, os preços dos produtos nacionais também aumentam. E isso afeta, inclusive, o consumidor final em itens simples.  Um exemplo é a farinha de trigo. Ela é comprada de fora do país. Assim, quando o seu preço sobe, os produtos feitos com esse produto também aumentam, como o pão francês, por exemplo.

Além do mais, várias empresas possuem dívidas em dólar. Por isso, com essa moeda custando tão caro, as dívidas das empresas também aumentam.

Diante de tantos impactos diretos e indiretos do Coronavírus na Bolsa de Valores e na economia do país, especialistas pedem cautela, pois o momento permanece de instabilidade e incertezas. Não há como saber os rumos que a economia do país terá.

Indique e Compartilhe: 
Indique para um Amigo: 
Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Deixe seu Comentário: 
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.