O Barato Pode Sair Caro!

Professor Metafix

O Barato Pode Sair Caro!

Caros amigos, nada melhor do que uma quarentena para despertar sentimentos de impotência e humildade. Ultimamente, como os preços das ações recuaram bastante, muitos investidores ficam impacientes com o exílio imposto pelo vírus que assola o mundo. Alguns me perguntam se estamos no momento bom para comprar mais ações. Ora, sabemos que é um erro comprar (abrir posição) numa tendência de baixa ou entrar vendendo numa tendência de alta. Entretanto, seria um erro muito menor comprar agora do que ter comprado quando as ações ainda estavam muito “caras”.

Infelizmente, os erros pequenos podem crescer muito! Destarte, entrar no mercado comprando porque as ações estão baratas, relativas a um preço recente, seria uma temeridade porque ainda não temos indicação da intensidade da crise econômica, mas a impressão é a de que ela será profunda.

Essa questão de barato e caro se torna irrelevante se alguém deseja ganhar dinheiro negociando com qualquer tipo de ativo. Julgo que todo comerciante, ou a grande maioria, compra porque espera que o produto comprado aumente de preço. É óbvio que só lucramos quando vendemos por um preço maior do que o valor de aquisição. Então, pra quer comprar se não podemos vender mais caro? Não compramos uma ação está barata, mas porque ela promete lucros ou dividendos. Compramos algo quando esperamos que o preço dele aumente para vender mais caro! Só teremos menos incerteza disso quando os preços estiverem em tendência alta.

Portanto, temos dos temas para considerar; o sentido de barato e caro, e a tendência dos preço. A tendência depende dos fundamentos da economia. Então vamos por parte.

Até o momento o horizonte é sombrio, não vemos como nossa economia seja diferente das outras para mudar rapidamente e começar a crescer. Só essa impressão já seria suficiente para desanimar qualquer comprador. Segundo, o preço das ações podem refletir também o desejo ou impressão dos agentes econômicos; as pessoas mudam de opinião rapidamente. No curto prazo, às vezes, e de forma instantânea, os preços mudam. Isto porque, no curto prazo, eles variam em função da percepção dos agente, mas no longo prazo eles refletem os fundamentos ou a real situação da economia. Por isso que, o velho Charles Dow recomendava para não operar contra a tendência. Até agora a tendência de queda nas bolsas não mudou!

Continuo recomendando obediência incondicional a tendência, mas se aproveitando das variações de curto prazo. Assim, podemos aproveitar o melhor de duas situações; comprar nos recuos de preço temporários, mas obedecendo a tendência de alta. Isso quer dizer que, compramos barato porque a tendência mostra que os preços continuarão subindo. Não duvido de que as ações estejam baratas em relação aos preço de um passado recente. Entretanto, seria mais prudente comprar pensando no futuro do que olhar pra trás na esperança de que os acontecimentos passados vão se repetir.

Entretanto, como sabemos que a tendência não mudou? Basta olhar um gráfico com períodos de dias ou semanas, que veremos topos e fundos descendentes, nada de reversão ainda. A virada é fácil de ver, basta olhar os degraus que se formam ao longa da tendência e verá que eles continuam cada vez mais baixos, apesar das interrupções temporárias geradas pela euforia do próprio mercado.

Em conclusão, o barato pode sair caro, pois os preços podem cair ainda mais! Boa Sorte!

Prof. Metafix. Brasília 21 de Março de 2020.

Indique e Compartilhe: 
Indique para um Amigo: 
Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Deixe seu Comentário: 
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.