É muito comum usar fundos de investimentos para diversificar carteiras de aplicações financeiras, porém menos usados para diversificar operações com moedas. Com os fundos chamados ETF (sigla em inglês) podemos operar até no intradiário como fazemos com qualquer ativo individual. Infelizmente, não tenho encontrado esses fundos no mercado de moedas ou Forex. Aproveito a oportunidade para sugerir uma alternativa via a construção de fundos que podemos formar adicionando várias moedas e negociá-las como se fosse um ativo individual tal qual fazemos com os ETFs de outros ativos.
Vejam o gráfico abaixo que mostra o comportamento do preço ou valor da soma de 5 moedas. Ilustramos o resultado aproveitando o gráfico da Tradingview, mas pode ser outro que permite plotar a soma de preços de vários ativos.
Note que aproveitamos para somar os preços ou valores de algumas moedas que estão em tendência de alta. Poderíamos somar pares que estão crescendo com pares que estão caindo, todavia fica mais elegante e fácil de operar quando compramos ou vendemos aproveitando os pares que estão na mesma tendência.
Para ajudar a identificar a tendência, podemos examinar o gráfico de cada par ou simplesmente respeitar a relação entre o câmbio e a taxa de juros. Os pares ascendentes denotam que a moeda que está no numerador é mais forte. A taxa de juros, na economia que ela representa, é maior do que a taxa de juros na economia da moeda no denominador. Por exemplo, atualmente a maioria das moedas se valorizam contra o Iene japonês, porque a taxa de juros no Japão é a menor entre todas moedas. Por outro lado, se compararmos a taxa de juro na zona do euro, 4,5%, e a taxa de juros da Suíça de 1,5%, veremos que a tendência do Euro é subir em relação ao Franco Suiço. O mesmo acontece entre dólar americano, 5,5% e o dólar canadense 5%. Isto acontece desde o começo do ano, confira com um gráfico desse par, usd/cad.
Note que apesar da diferença de juros ser o melhor indicador de tendência entre duas moedas, temos que considerar o efeito das expectativas e da alteração na relação de trocas entre os países. Assim, de vez em quando, encontramos variações e mudanças breves de tendência sem que haja mudança nos juros. Mesmo assim, podemos usar a tendência, ilustrada com um gráfico da soma de várias moedas. Destarte, podemos olhar para cada moeda individualmente e somar os pares que mostram a mesma tendência. Feito isto, basta seguir a regra de só comprar quando a soma estiver em tendência de alta, mas sempre aproveitando os fundos ou suportes para comprar. Para vender, segue-se a mesma regra: Só vender quando a soma dos pares estiver em tendência de baixa e, como sempre, aproveitando os topos ou resistência para entrar vendendo. Boa Sorte!
Prof. Metafix, Minnesota 12 de abril de 2024.
- Negociando Moedas no Intraday - 28/04/2024
- Fundos ETF de Moedas - 13/04/2024
- O jeito certo e o errado de operar ativos - 11/03/2024