Opções Dentro, Fora e No Dinheiro (ITM, OTM e ATM)

Danilo Coscioni 5

Série: Curso sobre Derivativos, Mercado Futuro e Mercado de Opções: Opções Dentro do dinheiro, Fora do Dinheiro e No Dinheiro (ITM, OTM e ATM)

Compartilhe

Opções Dentro, Fora e No Dinheiro (ITM, OTM e ATM)

É muito útil classificar-se as opções que estão em negociação no pregão com referência a diferença entre seu preço de exercício e o preço do ativo objeto no mercado à vista. Isso porque essa é uma boa indicação de quais são as opções com maior probabilidade de exercício no vencimento, e quais as que devem “virar pó”*.

Uma opção dentro do dinheiro (in the money; ITM), é uma opção de compra cujo ativo objeto está sendo negociado no mercado à vista a um preço superior ao preço de exercício da opção, ou seja, se fosse o momento do vencimento, seu detentor certamente a exerceria. Ao contrário, uma opção de venda estará dentro do dinheiro quando o preço do ativo no mercado à vista estiver abaixo do preço de exercício da opção.

Uma opção fora do dinheiro (out of the money; OTM) é aquela em que o exercício não compensaria se estivesse no momento de seu vencimento. É uma opção de compra com o preço de seu ativo objeto abaixo do preço de exercício do contrato, ou uma opção de venda com o preço do ativo acima do seu preço de exercício.

Uma opção no dinheiro (at the money; ATM) é aquela (ou opção de venda, ou opção de compra) em que o preço do ativo objeto é igual ao preço de exercício, de forma a não se poder ter uma definição razoável sobre se essa opção será exercida ou não. Contudo, como a probabilidade de se verificar um preço específico no mercado é nula, consideram-se como no dinheiro opções que estejam suficientemente próximas ao preço de exercício para se portarem com a alta variabilidade de preço que costuma caracterizar essa situação.

Exemplo de opções dentro, fora e no dinheiro

*Valor igual ou menor de R$ 0,01.

Mercado de Opções, leia mais

Danilo Coscioni
Últimos posts por Danilo Coscioni (exibir todos)
Compartilhe

5 comentaram sobre “Opções Dentro, Fora e No Dinheiro (ITM, OTM e ATM)

  1. Olá @wagner o texto está correto. Qdo o preço da ação está acima do preço de exercício, é ITM (pra call, put é o inverso, obviamente).

    Olá @Baixista, 1. o titular tem o direito de solicitar o exercício, mas é ele quem solicita, seria burrice não fazê-lo (a menos q está não pouco que a corretagem não compensa)
    2. Sim, e as PUT OTM (Preço de exercício abaixo da cotação atual do ativo), tb, claro.

  2. A tabela esta correta porem o texto esta confuso
    ITM negociada acima do valor
    OTM negociada abaixo do valor
    seria o inverso ou eu nao entendi o contexto desculpe se eu estiver errado sou iniciante?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

Valor Intrínseco e Expectativas Futuras nas opções

Série: Curso sobre Derivativos, Mercado Futuro e Mercado de Opções: Valor Intrínseco e Expectativas Futuras

NULLNULL