Contratos em aberto e posição em Derivativo
O que representa a expressão contratos em aberto
Você já aprendeu que, em todas as modalidades de derivativos, compradores e vendedores assumem compromissos de compra e de venda, respectivamente. Os contratos em aberto refletem a posição líquida em determinada data, de todas as operações ainda não liquidadas pelo investidor, isto é, a natureza do compromisso (compra ou venda) de um participante por contrato e vencimento.
O que significa abrir uma posição em derivativos
Uma posição em derivativos pode ser definida como o saldo líquido dos contratos negociados pelo mesmo contratante para a mesma data de vencimento.
O participante abre uma posição quando assume uma posição comprada ou vendida em determinado vencimento que anteriormente não possuía.
Classifica-se um participante em vendido (short) ou comprado (long) de acordo com sua posição líquida em determinado vencimento. Se o número de contratos vendidos for maior que o número de contratos comprados, sua posição será vendedora (short); caso contrário, a posição será compradora (long). É importante frisar que a posição líquida é fixada para um único vencimento do mesmo contrato.
Exemplo 1
Suponha que o participante tenha comprado 30 contratos futuros de taxa de câmbio reais por dólar para vencimento em abril e vendido a mesma quantidade de contratos para maio.
Qual é sua posição líquida?
Esse participante assumiu posição comprada para abril em 30 contratos e vendida para maio em 30 contratos.
Se esse participante tivesse comprado 30 contratos de dólar para março e vendido 20 contratos de dólar para esse mesmo vencimento, qual seria sua posição líquida?
A posição líquida seria comprada em 10 contratos para março.
O encerramento da posição em derivativos ocorre por meio de uma operação de natureza inversa à original (compra ou venda). Dessa forma, o participante transfere seus direitos e obrigações a outro participante.
O quadro a seguir sintetiza os procedimentos de abertura e encerramento das posições:
Exemplo 2
Suponha que o participante tenha assumido posição comprada em 30 contratos de Ibovespa futuro para março e que deseja encerrar sua posição antes da data do vencimento.
Como esse participante deve proceder?
O participante deve vender 30 contratos de Ibovespa para março. Sendo a posição igual ao saldo líquido do número de contratos comprados e vendidos para o mesmo vencimento, sua posição será igual a zero.
Aprenda mais sobre Derivativos
- Aluguel ou Empréstimo de Ações e Títulos
- Mercado a Termo, o que é e como funciona
- Mercado de Derivativos, o que é
- 9. Liquidar operações com Derivativo
- 8. Posição em Derivativo e Contratos em aberto
- 7. Participantes do mercado de Derivativos
- 6. Classificação e Finalidade dos Derivativos
- 5. Derivativos não-padronizados e padronizados
- 4. Tipos de mercados derivativos
- 3. As primeiras operações com derivativos
- 2. A importância dos derivativos
- 10. Os benefícios que os derivativos oferecem
- 11. Finalizando sobre Derivativos
- FIIs de tijolos ou papeis, quais as diferenças? - 11/01/2023
- O que são Fundos Imobiliários - 10/01/2023
- Os Padrões Gráficos da Análise Técnica - 20/06/2020