Gap de Fuga
Gaps de Fuga se caracterizam por demonstrar o aumento do interesse pelo ativo. Numa tendência de alta, é normal que alguns operadores esperem um pequeno recuo de preços para efetuar suas compras. Após um tempo, se esse recuo não “rola”, os mesmos operadores podem simplesmente decidir que não vale a pena esperar mais. A procura pelo papel se acelera repentinamente, e o preço já abre acima do fechamento do dia anterior. É quase um frenesi. Em outros momentos de alta, a tendência se reforça por notícias que intensificam ainda mais o interesse para o papel. No gráfico abaixo, percebe-se forte aumento do volume negociado durante a formação do gap, e continuando um pouco depois.
Também pode ocorrer gap de fuga em períodos de baixa. Ele geralmente reflete a liquidação do papel por operadores que estavam observando o mercado na queda, sem fazer qualquer negócio. Essa situação é séria, pois trata-se de um momento de desistência daqueles investidores que perderam a oportunidade de vender num primeiro momento. A essa altura, já não há muita liquidez nas ofertas de compra. O preço tem de baixar muito para achar algum comprador. Definitivamente, uma situação de estresse.
Gaps de Fuga também são chamados de “gaps de medida”, pois podem funcionar como estimativa para a magnitude do movimento como um todo. A teoria é que um gap de fuga em geral vai ocorrer na metade, ou a meio-caminho, do esgotamento da tendência.
Em outras ocasiões, o gap é produzido pelo simples rompimento de algum limite de negociação imposto pela bolsa. Em geral, isso ocorre em mercados alavancados, como os mercados futuros e de opções, e pode ser terrível se você estiver posicionado no lado oposta ao do movimento. Obviamente, para quem estiver a favor da tendência, será uma alegria.
Aprenda mais sobre os Gaps
- O que é Gap? Tipos e Estratégias
- Gap: Dicas e Estratégias para Lucrar
- Gap: Conclusões
- Gap Comum
- Gap de Quebra
- Gap de Fuga
- Gap de Exaustão
- FIIs de tijolos ou papeis, quais as diferenças? - 11/01/2023
- O que são Fundos Imobiliários - 10/01/2023
- Os Padrões Gráficos da Análise Técnica - 20/06/2020