Publicidade

Publico este de modo que possa ser útil a quem quiser saber mais sobre o tema. O assunto é complexo, mas vou tentar colocar de forma breve, mas extensiva a todos interessados.

Muitas pessoas investem em renda variável utilizando-se desse tipo de operação. Entretanto nem todos sabem exatamente a melhor forma de se calcular as taxas reais apresentadas na montagem. Alguns calculam errado e nem sabem... Veja a maneira correta e a melhor forma de escolher a opção para lançamento coberto.

Aposentadoria do INSS: Neste texto você descobre, de fato, quanto perde com o INSS e quanto poderia ganhar administrando a sua aposentadoria você mesmo de forma bem simples.

O Portal InvestMax facilita a sua vida listando a tendência de Longo, médio e curto prazo de várias ações da BMFBovespa, de uma forma fácil e prática, por meio visual você acompanha rapidamente as tendências das ações de várias empresas. Confira o Sinalizador de tendências InvestMax

Existe uma condição atávica, relacionada com a evolução, que se manifesta naquelas decisões que são perigosas, independente de serem boas ou más. Segundo os neurobiólogos, o processo da evolução humana deu prioridade ao desenvolvimento do lado emocional porque, diante do perigo...

Estudo que visa indicar onde estão concentrados os grandes investidores ajudando na direção de posições. Veja a força dos Comprados e Vendidos nas Opções da PETR4

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
e.cavalieri

Usuário Senior

50 posts
31/07/2010 09:07:56

olá pessoal,

danilo, no meu ultimo post voce me aconcelhou a não operar com muito dinheiro na bmf porque a alavancagem é muito alta.

o que eu pretendo fazer é usar uma estratégia que eu testei nos ultimos dois anos com gráficos intradiarios.  nessa estrategia  eu ia operar tanto do lado comprado como vendido, e o retorno medio foi de 4% ao mes nos ultimos dois anos, com índice bovespa.

eu queria operar mini indice alavancando 5vezes ou um pouco menos dependendo da volatilidade, assim o retorno medio poderia chegar a 20% ao mes.

eu sei que é bem improvavel manter um retorno medio de 20% ao mes durante um ano por exemplo.  alavancar desse jeito seria quase um jogo, um gap muito forte contra minhas posições como voce falou, ou algumas perdas sucessivas iria acabar com o capital, porém pelo teste que eu fiz as perdas medias eram de 1% e os ganhos medios de 2,5% , como quero alavancar 5x as perdas seriam de 5% em media e os ganhos de 12,5% e o retorno medio seria de 20% ao mes, mesmo fechando um mes ou outro no prejuizo.

é lógico que para isso eu ia começar com bem pouco capital, começando com 1 ou 2 contratos.

o que voces acham disso tudo? na pratica poderia funcionar, mesmo esses retornos parecendo tão ilusivos?


Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

452 posts
respondido em 02/08/2010 11:05:35

e.cavalieri,

mesmo gdes bancos, que possuem trades customizados e automatizados, alem de décadas de experiencias (alguns com ganhadores de prêmios Nobel de economia), etc, não chegam a taxas como essas por longos periodos. Tem até casos de ganhadores de Premio Nobel q ganharam 1000% em alguns anos, mas que quebraram anos depois...

Por quê?

devido a alavancagem: não tem jeito se existe matematicamente uma possibilidade de perda total, mesmo q remota, não acho um bom negocio. Seria o mesmo q fazer roleta russa com seu dinheiro...

Agora, se vc fizer algo seguro q dê uma média confiável de 5% a.m. (nem precisa tanto) vc ficará mto bem financeiramente em poucos anos. Mas estou falando de média consistente; não uma media q só é verdade em anos de altas; a estratégia tem q funcionar por dados de 10 anos, 5 no minimo.

vc levou todos os pontos em consideração (mtos não levem)?

tipo: computou corretagem? considerou as perdas com as diferenças de spread?
Só ai eu já acho dicifil ter uma média de perda de 1% (principalmente com contrato futuro)
considerou o numero maximo de erros consecutivos? sua estratégia dorme posicionado alavancado? qual é a perda máxima ocorrida em momentos de crise? etc...?

essa semana estou meio corrido, mas se quiser, depois podemos conversar sobre o tema, tenho até trading system prontos com médias móveis já testadas com varios anos de dados,

abç e boa semana,


e.cavalieri

Usuário Senior

50 posts
respondido em 04/08/2010 12:29:45

danilo, a longo a prazo não funcionaria mesmo, mas se a gente consiguir esses resultados por dois anos por exemplo, ja faz um belo capital. uma parte do lucro de cada operação poderia ser guardada para quando tivermos uma perda muito grande,ainda ter um bom capital para investir.

eu entendo que tentar obter lucros muito alto com operações tão arriscada com opções e futuros é coisa de iniciante.

obrigado pela resposta

abraços


Danilo

Usuário Senior

452 posts
respondido em 05/08/2010 04:47:59

e.cavalieri,

1. com opções não tem mto dessa: "vamos SEMPRE fazer essa MESMA estratégia q será uma boa", para cada momento terá que encontrar uma estratégia com opções mais favorável ao àquele cenário, com índice e ações até dá.

2.sim, cavalieri, é possível conseguir um resultado desses em dois anos, mas o problemas não é esses, o problema é se o erro à estratégia vir antes...? hehe
Eu não costumo postar link de outros sites, mas tem um artigo mto bom sobre o Nick Leeson (o cara q quebrou o Banco Barings) que vale a leitura, o esquema dele era mto bom, até que deu um erro, e para corrigir esse erro ele alavancou ainda mais para recuperar a perda anterior, mas o que parecia pouco provável acabou com o inevitável face um terremoto no dia seguinte na ásia (bom terremotos sempre são inesperados e inevitáveis!!)

3. eu costumo dizer que deve mover o investidor é o equilíbrio entre o medo e a ganancia, qdo há um desequilíbrio aí, então algo não é bom; ou ele não irá remunerar devidamente seu capital, ou o colocará demasiadamente em risco. Essa é um linha tênue que cada um terá que encontrar (melhor qdo a gente consegue a encontrar apendendo com o erro dos outros, do que com os erros próprios)

4. mas não quero desencoraja-lo a seguir com sua estratégia, só acho q vc tem q encontra uma equação na sua estratégia, onde o risco não comprometa seu capital, mesmo q esse custo seja uma média menor de rentabilidade ao mês.

abç