Publicidade

Os investidores estrangeiros representam mais de 50% dos negócios na bolsa de valores B3. Portanto o fluxo de recursos estrangeiros tende a ditar o movimento de uma boa fatia do mercado. Veja a participação nos Contratos Futuros do IBOVESPA

Existe uma condição atávica, relacionada com a evolução, que se manifesta naquelas decisões que são perigosas, independente de serem boas ou más. Segundo os neurobiólogos, o processo da evolução humana deu prioridade ao desenvolvimento do lado emocional porque, diante do perigo...

Relutamos na hora de escolher uma ação porque existe um conflito mental e natural entre o útil (necessidade) e o agradável (o prazer). O cerne da solução é conciliar os desejos emocionais de tal modo que não contrariem a racionalidade financeira...

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

O Saldo das ações a Termo e Saldo das ações Alugadas apresentam um gráfico histórico com essas informações comparado as cotações dessas ações. Esses dados ajudam a identificar melhor as tendências dessas ações, com base nas posições dos Investidores.

Nesta nota vamos analisar como num dia de operação o investidor pode aumentar os ganhos num montante que daria inveja a qualquer robot dos “High frequence traders” – jogadores de alta frequência.

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
flaviomjr2005

Usuário Senior

45 posts
26/01/2010 01:06:07

alguém aqui já operou ou opera puts? sabemos que tem pouca liquidez, mas se antes tínhamos inflações mirabolantes, hoje com a estabilidade econômica já não teríamos condições de iniciar operações com puts? Falta apenas divulgação e conhecimento do investidor pessoa física?


Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

452 posts
respondido em 26/01/2010 08:09:31

Olá Flávio,

Sim, seria muito bom, mas ainda tem mto pouca liquidez, recomendo portanto apenas para montagem de posição estruturada onde se pode levar a mesma para o exercicio (se necessario for), pois pode acontecer de não conseguir sair.

Espero tb que com o tempo melhore cada vez mais a liquidez, mas no Brasil ainda falta cultura e conhecimento das pessoas.


flaviomjr2005

Usuário Senior

45 posts
respondido em 26/01/2010 14:53:30

concordo danilo, pois existem operações muito interessantes com puts que perdemos a oportunidade por conta da baixa liquidez