Publicidade

O comércio de moedas é um dos mais antigos do mundo e na atualidade o mais ativo e volumoso. Na época do império romano já existiam cambistas trocando moedas. Era comum encontrar esses delaers nas feiras ou onde houvesse aglomerações de pessoas, especialmente...

Existe uma condição atávica, relacionada com a evolução, que se manifesta naquelas decisões que são perigosas, independente de serem boas ou más. Segundo os neurobiólogos, o processo da evolução humana deu prioridade ao desenvolvimento do lado emocional porque, diante do perigo...

Respondendo a dúvida de um usuário apresentamos aqui algumas dicas para realizar boas operações para Venda Coberta.

Esse indicativo pode nos chamar a atenção para algum ativo com boa formação de suporte ou resistência, criando possibilidades de compra ou venda.

Aposentadoria do INSS: Neste texto você descobre, de fato, quanto perde com o INSS e quanto poderia ganhar administrando a sua aposentadoria você mesmo de forma bem simples.

Esta Lista ajuda a encontra as melhores ações para operar opções. pois fornece informações de cada Ação da B3 o volume total de contratos e quantidade de participantes no mercado de opções, permitindo identificar as ações com maior concentração nas opções de compra e venda

Somos fascinado pelo o sucesso. A força psicológica da vitória é tão grande que exageramos os ganhos e escondemos as perdas nas bolsa de valores e em outros afazeres. Embora a realidade numérica seja outra, pois em todos campos de atividades existem mais perdedores do que ganhadores...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
GusNanto

Novo Usuário

5 posts
27/10/2009 23:10:58

Saudações Danilo e para todos os forenses!

Gostaria de esclarecer algumas dúvidas sobre venda coberta (a meu ver, um jeito mais simples de se começar a operar opções):

 

1) Há algum indicador ou momento crítico para se efetuar a rolagem das vendas para outra opção?

 

2) Na venda coberta deve-se colocar stop loss no ativo/papel e na opção para proteger-se de crashes (como o de 2008)? Esse stop loss recomendado seria de aproximadamente de uantos %?

 

3) Durante um crash existe algum risco de ser stopado no ativo/papel e ficar vendido nas opções a descoberto quando se opera venda coberta com stop loss no ativo/papel?

 

4) Deve-se operar venda coberta guiando tendencia do ativo/papel ou não?

 

Uma pergunta p/ o pessoal:

 

5) Se vcs fizessem venda coberta qual seria a estratégia utilizada por vcs para sobreviver ao crash de 2008 e defender suas posições compradas?

 

6) E qual estratégia vcs avaliam como a de melhor custo/benefício nessas horas de pânico?

 

Sucesso a todos!


Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

452 posts
respondido em 28/10/2009 06:50:06

GusNanto,

1.)  digite rolagem na busca aqui do forum, ou (clique aqui), e veja meus comentários e opinião sobre o assunto, em especial do dia 23/3/2009 07:27:47 e 25/5/2009 07:56:43. Se persistir duvida sobre esse assunto volte a perguntar.

2.) isso depende do perfil de cada investidor, eu uso, mas tem gente que tem uma carteira e se vê como sócio realmente da empresa, então só quer tirar uma rentabilidade extra com as opções alem dos dividendos, nesses casos é o contrario as pessoas procuram fazer o stop na opção caso ela suba demais para nao ter que desfazer das ações.
Aqui no site temos a tabela para Venda Coberta, nela vc encontra as melhores opções para lançamento, e os respectivos suporte, a melhor será aquela que mais lhe agradar no fator proteção x rentabilidade.

3.) sim existe, para venda coberta vc deve usar stop manual para zerar as duas ponta, vc pode usar um alerta, mas o ideal é fazer o fechamento da posição manualmente.

4.) de novo depende o perfil do investidor, o que não quer vender suas ações não vai lançar se julgar q uma alta eminente está por vir, o que quer apenas taxa, tanto faz se vai subir ou ficar de lado ou até cair apenas um pouco, restando a eles apenas escolher o melhor strike em detrimento de seu julgamento sobre o mais provavel para o ativo até o vencimento.

5.) sim, ter um ponto para zerar a posição.

6.) essa pergunta tem um fator mt importante que talvez vc nem tenha percebido. Em momento de "pânico" o ideal é zerar td e NÃO operar, o que nao quer dizer que não se deva operar na baixa, mas se um investidor se sentir emocionalmente afetado é melhor ficar de fora pois seus julgamentos estarão comprometidos. Agora estratégias existem muitas, o mais importante porem é a disciplina, que mt se ouve falar mas q, infelizmente as pessoas dão pouca atenção a isso.

abraço,


GusNanto

Novo usuário

5 posts
respondido em 28/10/2009 14:14:35

Há traders que seguram as ações na queda vendendo opções ITM. Não seria essa uma estratégia interessante para pequenas quedas?

Creio que a venda coberta não seria adequada apenas em mercado muito volátil (Altas e Baixas fortes) como no anúncio do campo de Tupi e no último crash de 2008.

Estou pensando seriamente em manter posição comprada em PETR4 e vender coberto opções (com bastante VE) ATM na alta e lançar ITM nas pequenas quedas. Essa estratégia seria para aumentar a carteira e remunerá-la no longo prazo evitando ser exercido por meio de rolagens.

Qual a opinião de vcs a respeito dessa estratégia?.


Danilo

Usuário Senior

452 posts
respondido em 29/10/2009 05:08:51

>toda estratégia é válida, como disse depende do perfil do investidor, eu tenho por exemplo, uma parte do meu capital q considero LP, e uso o lançamento de opções para aumentar essa qtde de ações, eventuamente eu lanço ITM sim, como foi o caso qdo da vale qdo o ibovespa atingiu 66mil, devedo o estudo de ponto e pivot q temos publicado aqui no site, eu lancei opções da vale bem itm, tb considerei alguns fatores tecnicos, agora por exemplo, eu ja nao lançaria vale nem OTM para esses papeis LP, mas poderia arriscar uma operação taxa com a parte do capital para CP.
Outra coisa que vc pode fazer tb é lançar em algumas situações uma qtde um pouco menor do que as ações q vc tem, principalmente se for ações para segurar, isso dá mt mais flexibilidade, e ao contrario dos que mts podem pensar, no LP dá mais retorno do que sempre vender sempre td.


>No caso tupi Foi um excelente momento para fazer venda coberta com objetivo de taxa, certamente não o foi para quem queria manter as ações. Agora com forte queda como de 2008, realmente não é interessante, financeiramente o resultado vai ser negativo, porem pode se conseguir aumentar o numero de ações significativamente nesses periodos, lembrando q como a volatilidade sobe mt, o premio das opções tb sobem sigfinicativamente.
 

> sim essa estratégia é boa, porém não se prenda em um roteiro: "vou fazer sempre isso", a solução para o mercado não é uma receita de bolo que se for sempre seguida, dará o mesmo resultado. Faça a sua análise do mercado e em alguma situações vc pode até não lançar ou até mesmo fazer um backspread ao invés de um lançamento, ou uma trava de alta, pois se o mercado for subir e vc quer manter as ações, pq vc lançaria?


GusNanto

Novo usuário

5 posts
respondido em 03/11/2009 22:39:46

Danilo,

Obrigado pelas explicações.

Apenas por curiosidade:

No longo prazo, é interessante e mais vantajoso, para aqueles que fazem venda coberta visando aumento do número de ações e remuneração da carteira, operar apenas VC de PETR4 ou operar VC das duas blue chips (PETR4 & VALE5)?


iwanaga

Novo usuário

1 posts
respondido em 08/11/2009 12:37:00

Alguém poderia me informar quais Médias Móveis que melhor se adequam no gráfico de 15min para opçoes da Petro e Vale? Pretendo fazer Day Trade. Obrigado.


Danilo

Usuário Senior

452 posts
respondido em 08/11/2009 14:08:55

Gráfico em Opções ???!!!!###????

Esquece que isso não tem futuro.

Siga o Ativo, e claro , vc tem que saber como as opções vão se comportar em função dessa variação do preço do ativo, bem como dias para o vencimento e a volatilidade, e etc.


flaviomjr2005

Usuário Senior

45 posts
respondido em 28/01/2010 01:16:04

perfeito, não se opera opções como ações de um real... o preço das opções sofrem interferencias do preço do ativo, da distância do strike em relação ao preço do ativo pex petrk32 com petr4 a 30 reais; do  prazo para o exercíco, da taxa de juros, dos dividendos pagos ou não.... ação não tem tantas variáveis dependentes.


flaviomjr2005

Usuário Senior

45 posts
respondido em 28/01/2010 01:17:54

operar opções baseado em analise técnica é operação perdedora