Publicidade

O mercado é tão complexo quanto o gênero humano mas operar nele é tão simples quanto comprar barato e vender caro. Assim mesmo, erramos. Veja como evitar isso...

Quem opera o mercado financeiro e usa gráficos para analisar ativos, sabe como é frustrante determinar a direção dos preços. A confusão emana do desejo de examinar os gráficos em diferentes períodos. Sabemos que um gráfico visto com velas de um determinado tempo, pode indicar uma direção diferente daquela com velas de outro período...

A frase de Charles Dow, “a tendência é tua amiga”, definiu para sempre como se deve operar num mercado de movimentos aleatórios ou incertos. Infelizmente, muitas vezes, a tendência do mercado contraria nosso desejo de operar a qualquer momento, como se o mercado estivesse sempre favorável a nossa pretensão de comprar ou de vender...

O comércio de moedas é um dos mais antigos do mundo e na atualidade o mais ativo e volumoso. Na época do império romano já existiam cambistas trocando moedas. Era comum encontrar esses delaers nas feiras ou onde houvesse aglomerações de pessoas, especialmente...

Lista completa das opções de compra e venda da B3, que destaca opções com maior volume financeiro, número de negócios, variação de preço, variação de volume, dentre outros.

Faça simulações, projeções, acompanhe e gerencie operações com opções. Com essa ferramenta você tem total controle sobre suas posições de forma descomplicada e eficiente.

Com o novo cenário econômico do Brasil, cada vez mais os juros estão mais baixos, e consequentemente os investimentos de renda fixa também. Com isso as perguntas que todo investidor se faz são: Ainda vale a pena investir em renda fixa? Onde obter melhor ganho? É hora de investir em ações na bolsa? ...veja como ficam seus investimentos no cenário atual.

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
andregabriel

Novo Usuário

5 posts
02/07/2009 19:23:47
Debati em outros foruns e o pessoal não achou seguro na estratégia que mencionei (vide abaixo) colocar stops por dois motivos:

A.) O Stop pode ser "pulado" caso o mercado comece com um gap de alta ou baixa.
B.) O preço do ativo pode ficar oscilando e passar várias vezes pelo stop me obrigando a fazer diversos stops e pagar diversas taxas de corretagem.

Estratégia que mencionei. Veja oq vcs acham:

1) Compro Vale5: 30,80
2) Vendo ValeG30: 1,77
Investimento inicial: 29,03
Rentabilidade: 30/29.03 - 1 = 3.3% (sendo exercido)

Para nao ter prejuízo:
3) Stop de venda em 29,03 e ficar descoberto na opção.
4) Caso a ação volte a subir, eu coloco um stop de compra em 29,03. Aí eu estaria protegido contra eventuais prejuízos.
Esses stops me protegeriam, porém teriam os 2 problemas que mencionei no início da mensagem.

Aguardo a opinião de vcs!

Obrigado,
André.
Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

452 posts
respondido em 03/07/2009 07:39:39
Olá Andre,

A.) sim, isso pode acontecer, mas tb pode ocorrer de alem do Gap de abertura cair ainda mais. O que fazer, dependerá de seu perfil de investidor. Porém recomendo utilizar o stop.
B.) Pelo meu ponto de vista, se vc stopou uma operação é pq a análise que a originou, falhou. Nesse caso o recomendado é vc não insistir na mesmo operação e reavaliar o mercado para verificar qual será a melhor operação a ser realizada com o cenário atual.

3) não recomendo ficar descoberto em opções, veja a petr num passado não muito distante qdo divulgou tupi e teve suas opções subindo até 2000% no leilão de abertura... Faça pelo menos uma trava em outro strike.
3.2) xx,03 não estatisticamente um bom stop, pois é comum o ativo bater na casa redonda e segurar, nesses casos prefira 28,95, por exemplo.
4) aqui vc entra no ponto que citei no item "B.". Pode ser feito, mas vc tem que estar ciente do risco com que vc poderá ter executando isso várias vezes. Para esse exemplo eu acho que não compensa, pois em 3,3% de objetivo, dependendo do seu capital e da sua corretagem, pode ao vale a pena.

Existem varias alternativas...
Pode-se fazer um straddle, ou um Backspread Ratio, ou parar qdo der o seu stop
qual é melhor? de pende do momento e do seu perfil de risco.
o momento agora em vale, por exemplo, pode ser interessante o straddle.
Marechalbr

Usuário Premium

6 posts
respondido em 03/07/2009 23:52:59
Qual o topico de venda a descoberto?
POstem o link
Danilo

Usuário Senior

452 posts
respondido em 04/07/2009 07:18:52
Marechalbr, não tem um tópico sobre venda descoberta e tb não recomendados tal tipo de operação.
Entretanto para checar o volume e qtde de contratos descoberto, acesse:
Comprados e Vendidos (Posicionamento dos Investidores)

vc poderá encontrar dados de petr4 e vale5.
marsilva2007

Usuário Senior

100 posts
respondido em 11/07/2009 15:38:27
è vendido descoberto é cemiterio de malandro, mas vc pode monitorar sua posição, acho que é o mais facil, pois na situação que vc passou, naturalmente vc teria que vender ação e recomprar opção , gerando o prejuizo.

Se vc ficar descoberto veja a situação sem chance de ganhar nada e com chance perder muito, é não é uma aposta muita boa, certo??