Forum Bovespa Bolsa de valores, Analise Tecnica, Ações, Opções, Investimentos, Ibovespa : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

 
Publicidade

Os governantes das principais economias, por razões políticas, ainda teimam e sonham com um fim benigno da crise que já perdura por mais de 4 anos. Enquanto isso, a maioria dos investidores continua frustrada com a indefinição do mercado de ações. Os que tiveram sucesso com esse tipo de investimento...

O comércio de moedas é um dos mais antigos do mundo e na atualidade o mais ativo e volumoso. Na época do império romano já existiam cambistas trocando moedas. Era comum encontrar esses delaers nas feiras ou onde houvesse aglomerações de pessoas, especialmente...

Todos os dia alguém me pergunta se as ações vão subir ou vão cair? Tenho duas respostas para esse tipo de pergunta: uma é irônica, a outra é muito séria. Esta deveria ser a única mas, ai não teria graça! Ninguém quer errar, mesmo quando se antecipa os fatos. Eu também não quero e antecipo os acontecimentos com uma profecia infalível...

Jesse Livermore talvez seja o especulador mais conhecido do mercado americano. Muitos especuladores já incorporaram as lições dele porque elas são lógicas e fazem sentido. Com muita paciência ele só entrava na hora certa como uma serpente que sabe dar o bote, mas não sai correndo atrás da presa.

Esse indicativo pode nos chamar a atenção para algum ativo com boa formação de suporte ou resistência, criando possibilidades de compra ou venda.

Quem opera o mercado financeiro e usa gráficos para analisar ativos, sabe como é frustrante determinar a direção dos preços. A confusão emana do desejo de examinar os gráficos em diferentes períodos. Sabemos que um gráfico visto com velas de um determinado tempo, pode indicar uma direção diferente daquela com velas de outro período...

Existe uma discussão acirrada entre aqueles que acreditam que a bolsa de valores é um cassino, e os que acham que não. A verdade é que tanto a bolsa como o cassino são bem parecidos por dois motivos; ambos trabalham com probabilidade, e os dois provocam transferência de renda entre os parceiros de negócio. Entretanto...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.

Alguem sabe o motivo pq os alugados nao estao atualizados de Petr4 e Vale5, esta faltando os dados de 06/10 ??


Danilo (447 posts) respondeu em 07/10/2009 11:51:08

Tivemos problemas com a internet por conta de um raio que caiu ontem. Só reestabelecemos a pouco. Agora os dados já estão atualizados.


Galera, hj trabalho em uma empresa e estou de saida, estou com duas propostas e nao sei qual decisao tomar. Uma eh uma oferta de sociedade em uma loja de emprestimo consignado para aposentados, pensionistas e servidores publicos, a outra eh que uns amigos vao montar um escritorio onde irao fazer um "clube de investimentos" , mas nao eh nada regularizado. O que iriamos fazer eh operar com dinheiro de clientes, do lucro do cliente 20% eh nosso e o restante (80%) do cliente, e teriamos o nosso proprio capital para alavancar, que inicialmente eh de 10 mil reais. Nesse "clube" somos em 5 pessoas e na loja em 2 pessoas. Vcs quem tem maior conhecimento na area da bolsa de valores acham que da pra viver apenas dela? fazendo day trade e swing? qualquer duvida so perguntar que posto aki. abraco a todos


Danilo (447 posts) respondeu em 06/10/2009 15:26:02

Sim, é possível viver com operações da bolsa, mas não com 10mil. Sugiro a vc ficar montar a empresa e ir separando uma parte para colocar em bolsa e ir aumentando seu capital. O Ibovespa apresenta (nos últimos 15 anos) uma taxa média de 20% ao ano, se vc se tornar um bom trader pode conseguir manter o dobro dessa taxa, mais que isso pode acontecer em curtos períodos, mas no longo prazo é isso. Se alguém lhe disser que conseguiu mais q isso nos últimos 10 anos duvide.

Danilo (447 posts) respondeu em 06/10/2009 15:37:34

veja se esse artigo tb lhe ajuda

Porque investir em ações

qq coisa é só postar aqui novamente, seja bem-vindo

hfontana1 (3 posts) respondeu em 06/10/2009 15:44:49

ta ai o meu problema, agora eh a hora de escolher um ou outro pq concidiu das oportunidades aparecerem no mesmo momento e o que eu escolher irei perder o outro. Esses parceiros do clube se dizem capaz de aumentar o nosso capital de 30 a 40 % ao mes, eh mesmo possivel? e o dinheiro ganho dos 20% dos clientes seriam tbm repassados para nosso capital para assim aumentarmos mais rapidamente nosso capital.

hfontana1 (3 posts) respondeu em 06/10/2009 15:49:33

danilo, nos iriamos usar um programa para as operacoes chamado "trom" se nao me engano. vc conhece? eh um bom programa? iremos testa-lo esta semana

Danilo (447 posts) respondeu em 06/10/2009 16:01:26

Então, esqueça o clube, monte a empresa e invista vc mesmo na bolsa com  o dinheiro que for entrando.

esquece que esse negócio de 30% ao mês não existe, claro, um mês ou outro pode dar, mas média de 30% ao mês não existem no longo prazo como lhe falei. 30% ao mês dá mais de 2.000% ao ano, é o sonho de qq um, mas longe de ser factível.

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 28/01/2010 01:21:44

loucura


Oque vcs acham do IPO Santander para cutissimo prazo?

 

Att


Danilo (447 posts) respondeu em 05/10/2009 14:52:09

Para curtíssimo prazo, pura loteria, não sou favorável.

Acredito tb que mesmo que no primeiro dia o ativo apresente alta, nas semanas ou meses depois tem fortes possibilidades de ver o preço testar abaixo do preço estabelecido no IPO. O unico motivo para isso não acontecer é a forte tendência de alta em que o mercado se encontra.

overdigo (20 posts) respondeu em 05/10/2009 23:07:20

para curto é loteria, mas acredito que vai subir...

o setor bancári oestá muito forte...

cassiomelero (6 posts) respondeu em 06/10/2009 14:25:18

estava lendo e alguns analistas acreditam que vai começar em alta de mais ou menos uns 10%

 

abraços......


Boa tarde,

Estava eu aqui no domingão arrumando algumas formulas que utilizo e me vem a seguinte questão...

Quando faço um lançamento coberto, tm alguma forma(calculadora, formulas ou sei lá oque) que me mostre até quanto é viavel bancar o lançamento coberto com a recompra das opções que lancei, ou o movimento inverso, até quanto posso segurar o lançamento coberto no caso deu ma baixa....

Esse pensamento é utilizado?ou estou viajando?rsrs

Abs

 

Paulo


Danilo (447 posts) respondeu em 05/10/2009 10:27:56

Olá Domenico,

não, não é viagem, é bem saudável ter principalmente um stop para queda. Stop para alta, apenas se vc quiser manter os papeis.

não existe uma formula para definir esses valores, depende de uma série de fatores além de preferências suas, mas para queda vc pode utilizar o método de valor financeiro ou preço do ativo.

domenico (139 posts) respondeu em 05/10/2009 11:31:06

Legal, já tenho uma planilha onde coloco os dados vou aplicar minhas idéias nela, vamos ver  como ela funciona.

Abs


Bom dias amigos,

Realmente ach oque não voltaremos mais aos 58000 pontos, mas gostaria muito de ouvir a opinião de vocês.

Abs


Danilo (447 posts) respondeu em 02/10/2009 09:19:26

DJ está em correção e tem um importante suporte em 9400 e outro em 9200 (entre 9000 <> 9200 há varios pontos de suporte).
a perda do primeiro suporte pode gerar a perda dos 58mil sim, o ponto mais de seguro de suporte por aqui são os 55mil, que ainda é possível para este ano.
Porem isso não tiraria ainda a tendencia de alta iniciada no primeiro trimestre.

abs


boa tardev pessoal, fiz uma trava de baixa em PETRJ38 e PETRJ36

comprei a J38 por 0,12

vendi a J36 por 0,50

 

estou com lucro na operação e não sei se realizo ou espero o exercício...


Danilo (447 posts) respondeu em 01/10/2009 14:16:51

particularmente eu não gosto desse tipo de operação, há pouco a ganhar e muito a perder.

De qq forma, forma eu não ficaria com ela até o exercício, mas zerar sexta no final do dia pode ser uma boa pedida, face a correção de hj mais a perda de theta para amanhã,

att.,

domenico (139 posts) respondeu em 02/10/2009 09:05:24

Bom dia Overdigo,

Expondo minha humilde opinião sobre essa operação, seguraria até segunda feira já que hoje poderemos ter maiores quedas.

Mas ai entra aquele ditado, se conselho fosse bom vendiamos, não davamos, rsrsrsrs

Boa sorte

 

Paulo

cassiomelero (6 posts) respondeu em 02/10/2009 18:53:03

está caindo..... espera um pouco mais....

 

 

abtraços


boas pessoal

 

quero montar uma compra SECA de VALE5 e PETR4

mas queria comprar opções com BETA 100% ou muito próximo a 100% para acompanhar o movimento da ação...

 

para vale5 pensei em VALEJ30

para PETR4 pensei em PETRJ27

 

opero pela BANIF e não sei se é possível ver o BETA destes ativos por lá, porem, estava acompanhando a variação de preços e o STRIKE + PRÊMIO sempre são igual a cotação atual da ação

 

queria saber se alguem faz esse tipo de operação,  se tenho liquidez para fazer isso...

 

sou iniciante ainda nesse tipo de operação, qualquer dica/erro por favor me informe


Danilo (447 posts) respondeu em 25/09/2009 11:44:09

Overdigo,

não tem muito sentido não usar beta para opções, vc pode usar o beta das ações e as gregas das opções para chegar nas contas que vc quer.

dentro do dinheiro a liquidez sem dúvida é melhor, mas dá pra operar, mas dê preferência para os strikes pares, em geral os strikes ímpares tem menos liquidez.

agora, pra facilitar a sua vida o simulador de opções aqui do site, é possível fazer todas essas contas que vc está querendo com bastante facilidade.

overdigo (20 posts) respondeu em 25/09/2009 13:35:19

o que eu queria era comprar a PETR4, mas ao invés de pagar 3400 para um lote de 100, compraria a opção de PETRJ26 pagando 800 no lote

se a PETR4 for para 35,00 o meu prêmio vai para 9,00

 

ganharia todo movimento da ação

overdigo (20 posts) respondeu em 25/09/2009 14:15:09

Acabei de descobrir que não era BETA como eu pensava é o DELTA da opção...

 

DELTA próximo de 1,0 para acompanhar o movimento da ação

Danilo (447 posts) respondeu em 25/09/2009 14:37:55

Ahhh, delta ok, é uma das gregas q citei.

vc pode calcular o delta das opções usando a nossa calculadora de opções.

existem tb outras alternativas a essa que vc colocou:

1. termo

2. índice futuro

dependendo da situação e objetivo cada uma terá uma vantagem.

se for, optar pelas opções ITM, repare que se o delta da de cima for próximo, não vale mt a pena pegar o strike de baixo.

a opção terá a vantagem de numa eventual grande queda, vc terá a sua perda limitada ao que pagou, mas pagará um prêmio (VE) todo o mês, que se o objetivo for longo prazo, pode não ser mt interessante. Nesse caso o termo seria melhor, pois certamente a taxa do termo é bem menor, terá a desvantagem de uma longa queda não estar protegido, mas até ai, só usar stop, considerando como perda o que vc estava disposto a perder nas opções.

o Indice tb é uma boa, mas é sobre o Ibovespa, praticamente não terá taxa embutida, e os ajustes são diários, nesse caso vc terá que saber calcular a qtde correta para o volume de sua carteira.

espero ter ajudado,

domenico (139 posts) respondeu em 28/09/2009 08:57:51

Bom dia Overdigo,

Segue ai minha humilde sugestão,

Antes de compras descoberto, fazer travas etc etc etc  descoberto, faça muito mas muito lançamento coberto e brinque comelas , role, deixe ser exercida etc etc, depois mas muito depois faça qualquer coisa descoberto.

Relembrando, é só uma sugestão

Abs e boa sorte


Ola Amigos,

Minha primeira postagem. Opero position, sempre com stop. Gerencio meu risco reajustando o stop regularmente. Pretendo operar na venda coberta. Ao vender coberto as ações sao retidas como garantia pe CBLC .  PERGUNTO: Como fica meu manejo de risco sobre as ações...existe algum mecanismo de proteção ou elas ficam inteiramente a mercer da variação do mercardo...

Abraço!


Danilo (447 posts) respondeu em 23/09/2009 06:31:47

Olá Luciano, seja bem-vindo,

eu não compreendi completamente sua questão,

mas temos dois artigos no site sobre venda coberta,

Dicas para operações de Venda Coberta
Venda Coberta: Como definir a melhor taxa

Veja se atende a sua dúvida, qualquer coisa poste novamente com mais detalhes,

Se a sua preocupação for para proteger de uma queda forte, ai só comprando uma put ou fazendo um pop.

 

luciano1961 (5 posts) respondeu em 27/09/2009 07:13:30

Abraço, Danilo, grato pela resposta.

domenico (139 posts) respondeu em 28/09/2009 09:00:26

Bom dia Luciano,

Vou dar um exmeplo que acontece cmg.

Se eu faço um lançamento coberto, não adianta eu colocar stop nas mesmas ações pq as mesmas estarão como garantia.

Acho que ai no caso o melhor que vc tem a fazer numa eventual queda ou alta é rolar a série.

Abs

luciano1961 (5 posts) respondeu em 04/10/2009 11:51:02

Valeu, Domenico, obrigado pela  ajuda.


Boa noite,

Alguem teria um fluxo explicando os pagamentos dos impostos?

Att


Re_Investing (1 posts) respondeu em 22/09/2009 22:31:21

 Boa noite,

 

  No site da bovespa, vc seleciona a aba "Investidor" e clica em custos e tributos. Lá eles explicam a tributação de todos as negociações.

Danilo (447 posts) respondeu em 23/09/2009 06:26:14

Domenico aqui no site tb tem um artigo sobre o assunto

Imposto de renda para investimento em bolsa


Srs, uam pequena dúvida

Montei uma borboleta ontem, hoje esta me dando lucro, posso desmota-la hoje ou preciso esperar o vencimento?

E quanto a outras travas posso montar e desmontar no dia seguinte?

 Abs


Danilo (447 posts) respondeu em 22/09/2009 10:45:49

Vc pode montar e desmontar até no mesmo dia, não há restrição nenhuma, apenas lembrando que se for daytrade a tributação é direfente.


Boa tarde Ses e Sras ou Srtas,

Qual a estratégia a ser adotada para essa semana?

Acho que vou ficar 100%liquido e esperar bater em algum suporte?

E vocês??

 

Abs


toninho (5 posts) respondeu em 21/09/2009 15:22:46

E eu também vou aguardar.

Hoje é um dia meio esquisito para ver tendencias, devido ao vencimento de opçoes.

Mesmo assim, estou pensando em lançar descoberto na j36 (vale ou petr), ficando esperto e acompanhando eventual subida.

domenico (139 posts) respondeu em 21/09/2009 17:29:45

Fala Toninho blz?

Você tem razão, hoje ficou um pouco estranho, IBOV acima dos 60k hummm deu uma escorregadinha mas manteve, ninguem ainda aposta em realização.......to pensando numa travinha só não sei se de baixa ou de alta?Vou dar uma análisada melhor quando chegar em casa.

Você trabalha com qual corretora?

Abs

toninho (5 posts) respondeu em 21/09/2009 17:52:24

Trabalho com a titulo, devido a baixa corretagem. Tambem com a um corretora.

Não resiste. Vendi a vale j 36 a 1,28......descoberto.

Estou morrendo de medo de subir novamente amanhã. Qualquer coisa eu recompro.

Espero que com lucro.

Até amanhã

 

overdigo (20 posts) respondeu em 21/09/2009 18:39:44

Todos traders estão falando em realização a quase 5 dias já e nada do IBOV realizar, estou diminuindo as minhas posições gradativamente e espero uma realização maior em torno de 4% a  5% para entrar comprando novamente

toninho (5 posts) respondeu em 22/09/2009 08:32:04

Estou 90% liquido esperando a realização. IFR ja nas alturas. Quando virá?

Vou passar minha a descoberto na vale j36 para borboleta, comprando vale j34 e vale j38.

Assim fico mais sossegado.

E que venha a tal realização...

Danilo (447 posts) respondeu em 22/09/2009 08:42:17

Toninho realmente ficar descoberto não é uma boa alternativa.

Realmente os indicadores técnicos sugerem uma região sobrecomprado, entretanto tentar adivinhar um topo é um erro comum entre investidores. Ou seja, zera um posição comprada, tudo bem, agora abrir uma posição vendida sem uma confirmação é precipitação, principalmente se for descoberta. Nesses casos, para os investidores que querem tentar "adivinhar" topo, o menos arriscado pode ser uma trava de baixa dentro do dinheiro, pois tem pouco a perder, e se confirmar o topo realiza um bom lucro com risco reduzido.

overdigo (20 posts) respondeu em 22/09/2009 13:30:02

Tem razão,  muitos estão querendo vender o BBAS3 uns 5 dias mas ele não para de subir

estou esperando um sinal claro de de reversão e espero uns 3%, 4% ,5% para voltar comprar forte

toninho (5 posts) respondeu em 22/09/2009 19:40:56

Pois gente,

Falei em travar e acabei nao fazendo..Hoje foi essa loucura da vale e eu descoberto.

Agora vou procurar a melhor alternativa. Travando ou fazendo borboleta, que creioseramelhor solução. Se não cair a vale, talvez a soluçãoseja encerrar perdendo e ir para a serie k, para ganhar alguma coisa.


Boa tarde Srs e Sras do forum.

Alguem foi ao Expomoney esse ano em SP.

Dei um pulinho lá, se quiserem debater sobre.

 

Abs


Danilo (447 posts) respondeu em 21/09/2009 07:41:20

Olá Domenico,

eu não fui, mas conte pra gente o que vc viu de interessante, ou que achou novidade...

boa semana,

domenico (139 posts) respondeu em 21/09/2009 09:39:58

Bom dia Danilo e amigos do forum...

Foi a 1º vez que visitei a feira.Não é nada grandioso, quase todas as corretoras estavam lá.

Tinha algumas empresas tambem, como Petrobras, Bradesco, Usiminas, Gerdau......apresnetando as pesrpectivas para os respectivos setores.

Muitas palestras para assistir, mas teria que chegar uma hora antes do inicio para entrar.Estava cheio d+ todas todas as palestras.

Diversas empresas com análises gráficas, ach oque nem preciso escrever os nomes aqui, conhecemos bem alguns e outras cias com robos, e programas para operações.

Sinceramente e essa é minha opinião, o site que usamos não deixa nada a desejar, á é claro tirando o tempo e o n. de posts que temos que colocar, rsrsrsrsrs

Abs a todos

Danilo (447 posts) respondeu em 22/09/2009 08:43:51

grato por suas notas sobre a expo,

em geral, pra quem ja conhece o mercado a expo não tem nada de muito interessante, normalmente é bom para quem ainda não investe e quer conhecer.


« Anterior Page  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Próximo »
tópico normal normal
Muito visitado popular
Exibe sempre no Topo em destaque
Fechado para respostas exclusivo