Forum Bovespa Bolsa de valores, Analise Tecnica, Ações, Opções, Investimentos, Ibovespa : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

 
Publicidade

Quem nunca se enganou lendo gráficos de ações ou de outros ativos financeiros, levante as mãos! Enganamo-nos pelo desejo de encurtar caminho. Esse comportamento faz parte da luta inexorável para melhorar a vida o mais rápido possível, mas cometemos erros. A tentativa dos grafistas para inventar padrões gráficos em busca de significados diferentes faz parte dessa...

Relutamos na hora de escolher uma ação porque existe um conflito mental e natural entre o útil (necessidade) e o agradável (o prazer). O cerne da solução é conciliar os desejos emocionais de tal modo que não contrariem a racionalidade financeira...

Swing trading, é uma forma mais tranquila para se operar o mercado de ações, de futuros (commodities e índices) ou forex do que o Day Trading. Com Swing Trading contempla-se um tempo maior, diminui-se o risco, aumentam-se os lucros...

Relação das empresas com aumento de volume significativo.

Somos fascinado pelo o sucesso. A força psicológica da vitória é tão grande que exageramos os ganhos e escondemos as perdas nas bolsa de valores e em outros afazeres. Embora a realidade numérica seja outra, pois em todos campos de atividades existem mais perdedores do que ganhadores; mesmo assim, não gostamos de lembrar das perdas...

Muitas pessoas investem em renda variável utilizando-se desse tipo de operação. Entretanto nem todos sabem exatamente a melhor forma de se calcular as taxas reais apresentadas na montagem. Alguns calculam errado e nem sabem... Veja a maneira correta e a melhor forma de escolher a opção para lançamento coberto.

Sabemos que o problema da maioria das economias é o nível de endividamento. Enquanto esse problema não for equacionado, as economias não crescerão num ritmo suficiente para criar novos empregos. Até agora a China era considerada uma ilha de exceção. Entretanto, algumas notícias revelam um quadro um pouco preocupante. Os jornais noticiam uma crise de crédito...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.

MELHOR OPORTUNIDADE PARA 2010!!!

 

EMPRESA PRESTES A SAIR DA CONCORDATA, PREÇOS DAS AÇÕES DEVERÃO SAIR DOS ATUAIS R$ 4,00 E RETOMAREM SEU PREÇO REAL DE r$ 70,00.

NÃO PERCAM ESSA OPORTUNIDADE, 2010 É O ANO DO LUCRO!!!

 

BOAS APOSTAS, ABRAÇOS!!!

 

IAN SÁ

ANALISTA FINANCEIRO



Srs, Sras e Srtas,

Se uma cia decide ocmprar outra, logo seu caixa irá diminuir, logo o lucro disctribuido tambem será menos certo?pq se ela terá que tiarr dinheiro inclusive do sue lucro para fazer a aquisição.

Agora se essa mesma empresa decide não concluir a aquisição pq descobriu que a divida da empresa que iria comprar é maior que o encontrado anterioremnte, logo ela não precisará tirar dinheio do caixa naquele instante, logo o lucro os dividndos não será tão baixos assim.

Será que viajei na maionese? Estou falando do caso OI x Basiltelecon

 

Abs

 


Danilo (446 posts) respondeu em 10/02/2010 17:03:59

esqueceu de computar o lucro q a empresa comprada trará mais o ganho de sinergia e marketshare, alem de ganho por reduções de custo provenientes da fusão e escala.


 Alguém pode me esclarecer se uma bolsa de valores é uma companhia com ou sem fins lucrativos ? preciso dessa informação concreta pois trata-se de uma dúvida para fins de concurso público.

 


Danilo (446 posts) respondeu em 10/02/2010 08:54:47

Uma Bolsa de Valores pode ser com ou sem fins lucrativos, a maioria é com. A Bovespa por exemplo era apenas uma associação de corretoras anos atrás, hoje é uma empresa com fins lucrativo e capital aberto.

Estudante (2 posts) respondeu em 11/02/2010 00:07:36

 Obrigado amigo!!!!


na opnião de voces é possivel viver da bolsa utilizando analise tecnica, obtendo lucros numa media de 2% ou 3% ao mes?

considerando essa rentabilidade numa media geral, sei que terão meses com prejuizos e meses com lucros bem acima dessa media, mas a ideia é que a longo prazo consiga essa rentabilidade media. aceitando correr riscos controlados não expondo o capital a grandes perdas quando as operações derem erradas
 


Danilo (446 posts) respondeu em 09/02/2010 13:07:10

Prezado e.cavalieri, vc mesmo já fez essa pergunta antes aqui no fórum, sobre viver da bolsa, clique no link para ver acessar o mesmo e ver as respostas


Srs, bom dia

Que semaninha complicada hein.

Tenho lido varias noticias e não vejo muita perspectiva de melhora para a proxima, alem disso teremos carnaval na outra, bom ai já viu, rsrs segura peão.

Danilo ta dificil de juntar 1800 pontos aqui hein, rsrsrsrs

Quero utilizar o simulador, mas haja conversa, rsrsrs

 

Abs


flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 07/02/2010 02:46:05

 Se as empresas que vc investe são boas, não há pq se preocupar com estes rompimentos de suportes que estão acontecendo recentemente. O mercado é assim mesmo. Aproveite a oportunidade para entrar quando o movimento de queda perder força... caso vc utilize análise técnica para entrar/sair do mercado. Aproveite também para operar vendido, venda opções, opere taxa... desta forma vc faz hedge em sua carteira, além de poder comprar mais e mais papéis.

 

bons trades

Danilo (446 posts) respondeu em 08/02/2010 08:28:20

Olá Domenico,

Pois é o mercado se assustou com os dados europeus. Na sexta no final do dia o DJ deu uma boa recuperada, mas mto cedo pra dizer que está td resolvido, mas provavelmente deve gerar um repique hoje.

Por enqto, mesmo com a formação de um martelo na DJ e SP500, recomendo cautela, pois tentar "adivinhar fundo" nunca é uma boa estratégia.

Sobre os pontos Domenico, o necessário para 30 dias são 1500, tem algumas pessoas fazendo mais de 500 pontos por dias, principalmente com as indicações do site a amigos por e-mail, redes de relacionamento e outros site, pois o link fica lá pra sempre e gera pontos todos os dias.

Gde abraço e boa semana,


Srs, Sras e Srtas

é impressionante como alguams noticias movimentam tnato um papel.

Ontem o volume foi absurdo a grande pergunta que fica, será? Será que vai?

 

Abs


Danilo (446 posts) respondeu em 04/02/2010 10:20:06

um pouco disso faz sentido afinal o Governo estuda revitalizar a Telebrás pois
com o novo plano de democratização da banda larga no País a Telebrás ressurge como um possível meio para isso, masssss que tb pode não acontecer. Então grande parte desse movimento que vemos nas últimas semanas é especulativo, e cabe a cada um decidir pelos riscos, pois prevalece a máxima que possibilidade de lucros maiores estão diretamente ligados com riscos maiores.

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 07/02/2010 02:42:04

a CVM já enviou vários comunicados à empresa sobre as movimentações ocorridas com o ativo e não há nenhum fato relevante ou comunicado ao mercado que justifique tal crescimento.


Danilo, vc utiliza alguma plataforma para operar opções? Quais operações vc prefere fazer em um mercado bull ou bear?


Danilo (446 posts) respondeu em 01/02/2010 08:51:34

Eu utilizo o próprio simulador de opções aqui do site, e não me prendo a um tipo só de operação, faço a simulação para identificar qual operação vai atender melhor o que espero do mercado e faço.

O simulador de opções aqui permite saber qto fica a posição a qualquer mesmo antes do vencimento e tb verificar o impacto da variação do preço e volatilidade.

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 02/02/2010 21:56:05

muito bom, mas poderia saber qual a corretora vc opera com opções? Sem interesse propagandístico... a questão é que eu tenho duas corretoras onde opero com corretagem fixa, porém operar derivativos tem sido complicado... vc tem alguma sugestão? Fique à vontade se preferir não responder.


EM UM MERCADO DE BAIXA, QUANDO UM PAPEL SE DESGARRA DA MANADA, AS ESPECTATIVAS SOBRE ELE SOBEM MUITO.  ogx subiu ate agora algo em tono de 2%. Cotada a 18,05

com isso a OGXPB18 subiu mais de 20%, com ganho expressivo em valor extrínseco ( valor de tempo ou valor de espectativa do mercado ou gordurinha)... claro que aproveitei a ocasião e vendi a cobeto. Veja a operação:

venda de 1000 OGXPB18 a 0,77 = retorno de 770 reais.

meu breakeven está em 18,77, acima do qual serei exercido. Porém a série b vence ja na primeira semana de fevereiro, logo estou com o theta a meu favor. Vamos ver no que dá.

Lebrando que para se fazer sta operação, vc deve ter o ativo em custódia na tua carteira, ok?


Danilo (446 posts) respondeu em 26/01/2010 16:19:40

Sim, ativos com maior volatilidade tem prêmio maior para venda coberta. Podem sim aparecer boas oportunidades, mas como as oscilações são fortes para sair do seu ponto de equelibrio não é mto dificil, mas qdo acerta o resultado é bem melhor tb.

 

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 26/01/2010 18:44:00

é verdade, grande danilo.

Operar vendido você poe o tempo ao seu favor. Imagine uma opção como uma pedra de gelo. Quando vc a compra, á medida que o tempo passa, é como se vc tirasse uma pedra de gelo do freezer. Ela vai perdendo valor progressivamente. A este efeito de perda de valor com o passar do tempo, chamamos de theta. Isso acontece com todas as opções, até virar pó ou "micar" no dia do exercício. Quando se opera vendido, o theta está ao seu favor, pois quanto mais o tempo passa mais ela perde valor enquanto estiver fora do dinheiro ou OTM.

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 26/01/2010 18:47:46

sim, só pra lembrar, a ogx fechou a 17,80 com a opção a 0,66... e olha que ela precisa chegar no mínimo em 18,77 para que eu possa pensar em ser exercido. Se eu já quisesse sair da operaçao hj, bastva comprar a ogxpb18 hoje mesmo, 0,77 - 0,66 = 0,11 x 1000 = 110 reais e ainda ficaria com minhas ogx pra fazer nova vendinha coberta depois.

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 28/01/2010 18:15:52

em opções eu quase nunca compro, quase sempre vendo.

quando compro, procuro opções bem dentro do dinheiro e também as  magrinhas, com pouca gordura, ou seja com pouco valor extrínseco... estou falando de calls. Quando isso ocorre? Nas realizações.

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 28/01/2010 18:19:32

agora num mercado em baixa, vc ainda pode vender put... pois elas ficam bem gordinhas, enquanto as calls emagrecem. Mas um conselho, só venda put se quiser comprar o ativo subjacente!

Laranjalima (79 posts) respondeu em 02/02/2010 22:59:43

Prezadoso,

Sobre opções. Quero colocar algumas estratégias sobre o fechamento de hoje. Exemplo real.. e por favor, se quiserem fazer os exercícios ai no lápis, vai ser um bom divertimento para voces.  

VALE5 = (43,73)

VALEB40 = 39,59 = Preço (4,15)  então 39,59 + 4,15 = 43,73 (igual ao preço da vale5)

VALEB42 = 42,00 = preço (1,76)  então 42 + 1,76 = 43,76  ( 0,03 maior que a vale5)

VALEB44= 44,00 preço(O,45) então 44,00 + 0,45 = 44,45 ( 0,72 maior que a vale5)

Estrategia 1. 42,00 - 39,59 = 2,41 digamos que no decorrer do pregão voce vendeu um kg de b40 por 4,17 e comprou um kg de b42 a 1,76 = 2.410,00 foi creditado na sua conta.

Então voce não poe um centavo e fez uma trava de baixa sem risco. Se cair voce so terá lucro, e se subir voce não perde nada, porque a diferença máxima sempre será 2.410 e esta grana ta na sua conta. Precisa saber sair, e tb calcular as corretagens. ( no basico é isto ai) maravilhoso sempre faço isto. Vc sabendo montar a trava comprando e vendendo na hora certa, o credito pode ate ser maior que os 2,410,00

Estratégia 2 - operação coberta, que maravilha em vez de comprar um kg de vale5 por 43.730,00 voce so compra um kg de valeb4o por 4,15  porque 39,59 + 4,15 = 43,73 preço da vale5. Entao voce so desembolsou 4.150,00 em vez de desembolsar 43.730,00 . Ai voce vende outra opção mais barata. ficou coberta e ainda so desembolsou 0s 4.150,00 menos a opção mais barata que vendeu. que legal heim. calcule ai no papel.

Estrategia 3. vende 1 kg de b40 compra 2 kg de b42 e vende 1 kg de b44. ai juntou tudo acima e fazer continhas no papel para entender, quebrar a cabeça sobre stop, e lucro.

Bom preciso saber se estão entendendo bem as  operações que descrevi.. Se não me avisem que esclareço. Não entrei em detalhes para que, com o lapis, olhando os valores na tela. vcs pratiquem.

O que acham? tenho muitas estrategias que posso ir passando, mas preciso saber se estao entendendo tudo que escrevi..

Primeiro o conhecimento, o resto será so lucro..

 

Laranjalima (79 posts) respondeu em 02/02/2010 23:04:56

prezados,

Estas estrategias servem para todas as opções.. eu so coloquei a vale5 so para exemplo. pode ser petro, vale, ogx e todas do mercado. Tem que saber o valor delas.

Laranjalima (79 posts) respondeu em 02/02/2010 23:21:35

outro exemplo de opções.

VALE5 = (43,73)

VALEB42 = 42,00 = preço (1,76) então 42 + 1,76 = 43,76 ( 0,03 maior que a vale5)

VALEB44= 44,00 preço(O,45) então 44,00 + 0,45 = 44,45 ( 0,72 maior que a vale5)

..............................................................................................................................

44,00 - 42,00 = 2.000,00 = Se voce vender B42 por (1,76) e comprar B44 por (0,45) entrou na sua conta o valor de 1.310,00 que servirá para ir cobrindo margem até atingir 2.000 porque a diferença maxima é 2.000,00.

Se entrou 1.310,00 na sua conta e o mercado cair so terá lucro, mas e se ele subir? sua perda maxima será de 690,00 ( 2.000 - 1.310,00) esta diferença vai ser  de 2.000,00.

gente e isto ai. b42 b44 b46 e sempre 2,00 a não ser que tenha algum ajuste igual a b40, que não é 40,00 é 39,59. pesquise essa diferença de 40,00 para 39,59 para entendimento.

 

Danilo (446 posts) respondeu em 03/02/2010 08:00:42

Laranja, são boas sim as estratégias, eu tenho mais uma para adicionar, é parecida com a primeira, mas com uma vantagem, o ganho não fica limitado a diferença dos  strikes.

compra B42 e aluga e vende Vale5, tem uma série de vantagens nessa alternativa com relação a primeira sugestão q vc deu, a única desvantagem é pra quem não usa corretagem fixa. A taxa de aluguel da vale é mtooo baixa, então para alguns poucos dias é praticamente irrelevante.

bom dia para todos,

Laranjalima (79 posts) respondeu em 03/02/2010 11:41:53

Prezado Danilo.

Como temos inumeras estratégias, e vao surgindo ideias e experiencias. isto e muito bom para adquirir e repassar conhecimento.

Aquela 1 estrategia, fica tudo sem despesa e sem chamada de margem. Se travar com a valor maior do que a diferença, ja fica no lucro garantido. 

Uma coisa que gosto de esclarecer é que se a opção b44 for 44,00 e a b42 for 42,00 a diferença será 2.000,00.. Entao o risco maximo dessa opção será os 2 mil. e se travou com os 2,000,00 não existe risco. o papel pode ir para 500,00 que a diferença sera de 2.000,00 = 44-42.

Muitos dizem se o papel subir ele quebra, há desespero, há medo. Mas é pura falta de conhecimento.. Pessoal, façam o exercício..

Danilo, muito bom voce adicionar comentários, e aqueles que sao estudiosos façam o exercício peguem um lapis, pode ser lapiseira 0,9, rss e um papel e ecercite, pratique, cresça.. ai vai vendo que o mercado não é tão complicado assim.. Mas estudem.... e estudem.. sao minhas recomendações.

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 07/02/2010 02:35:51

com certeza, laranjalima... o melhor investimento é em aprendizado.

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 07/02/2010 02:39:19

sim, laranja... grande operação essa da vale... no livro de Lee Lowell é comentado sobre ela, vc compraria opções bem dentro do dinheiro, ou seja com grande valor intrínseco para pegar o movimento de subida do papel subjacente que seria a vale5. A idéia seria esperar o ativo cair... no caso a vale5, pois aí vc perderia também VE e a opção ficaria mais barata para ser comprada.

Danilo (446 posts) respondeu em 08/02/2010 08:35:46

Pra quem é meio descrente de opções pq acha mto arriscado aí está uma boa prova q pode-se usar as opções para montar posições estruturadas com pouco risco e bom retorno. Pra quem fez qq uma dessas alternativas garantiu um bom com baixissímo risco.

Boa semana a todos


alguém aqui já operou ou opera puts? sabemos que tem pouca liquidez, mas se antes tínhamos inflações mirabolantes, hoje com a estabilidade econômica já não teríamos condições de iniciar operações com puts? Falta apenas divulgação e conhecimento do investidor pessoa física?


Danilo (446 posts) respondeu em 26/01/2010 08:09:31

Olá Flávio,

Sim, seria muito bom, mas ainda tem mto pouca liquidez, recomendo portanto apenas para montagem de posição estruturada onde se pode levar a mesma para o exercicio (se necessario for), pois pode acontecer de não conseguir sair.

Espero tb que com o tempo melhore cada vez mais a liquidez, mas no Brasil ainda falta cultura e conhecimento das pessoas.

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 26/01/2010 14:53:30

concordo danilo, pois existem operações muito interessantes com puts que perdemos a oportunidade por conta da baixa liquidez


Queria saber de que são constituidos os fundos de ações, por exemplo os da construção civil e como eu vejo se ele está positivo ou negativo on line, ou seja referente ao seu depenho no dia. No meu respectivo banco.


Danilo (446 posts) respondeu em 21/01/2010 14:29:51

Quim fundo só é possivel acompanhas as cotações durante o dia para os listados na bolsa e são mto poucos, muito provavelmente o seu não é. Sendo assim vc deve acompanhar a cota dele a cada dia, o horario de divulgação é estabelecido pelo banco onde vc tb deve acompanhar o valor da cota.

Quim (2 posts) respondeu em 21/01/2010 15:00:42

Ok! Danilo muito obrigado


Danilo, help

Quanto a rolagem de opções, vc tem alguma estratégia boa?

Nesses ultimso dias, fiquei meio asism até de lançar, vai que da um repique e eu me f....

Qual o método legal para rolagens nesses casos?

 

Abs


Danilo (446 posts) respondeu em 21/01/2010 14:24:32

Domenico, digita aqui no procurar do forum (não o lá em cima no topo): rolagem e leia de baixo para cima, já tem lá o que penso sobre as estratégias de rolagem.

Se tiver alguma duvida é só falar.

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 02/02/2010 22:18:39

muito cuidado ao rolar opções... quando vc opera opções, vc opera valor extrínseco. O operador de taxa também opera VE.... às vezes a rolagem sai muito mais cara do que vc imagina e significa despreparo emocional e falta de planejamento durante operações. Aceite perdas pequenas, mas não transforme um lucro pequeno em uma perda.


Srs boa noite

Faço a um bom tempo lançamento coberto de opções e gostaria de saber se consigo mesmo feito lançamento coberto, alugar minhas ações.

Claro que a data de exercicio (se eu for exercido) tem que ser posterior ao termino do contrato de locação, senão serei exercido e não terei as ações pq estão alugadas.

Poderim me dar uma luz?

 

Estou inconformado ocm o tombo da TNLP4, sinceramente pesquisei tudo e não vi motivos para um tombo assim gigante , se alguem souber.....

 

Abs


Danilo (446 posts) respondeu em 21/01/2010 08:20:34

domenico eu não entendi direito se vc quer alugar as suas petros ou se vc quer alugar mais petros (ou seja ser o doador ou tomador), no primeiro caso não dá pq as ações ja estarão em garantia das opções lançadas, no segundo caso vc até pode fazer, mas lembre-se q para aluguel a bolsa solicita garantia de 120% e no caso de uma se vc alugar pra fazer VC sobre elas, se o mercado subir mto vc perde com as ações travada no strike da VC.

O que o pessoal costuma fazer é termo e lançar em cima do termo, nesse caso o risco fica por conta de uma queda mais acentuada, como uma VC tradicional com a diferença q vc pagará uma taxa pelo prazo do termo.

gde abço

domenico (139 posts) respondeu em 21/01/2010 11:22:06

Entendi, ótimas explicações

Mass se eu tenho as petr4 e não lancei nada coberto e quero alugar, qual o custo disso?

 

Att

Danilo (446 posts) respondeu em 21/01/2010 11:28:59

Para a petr (e as bluechips) em geral o doador não ganhar mais que 1% ao ano, mas em outros casos pode dar mais de 10% (mas ai tb a probabilidade dela cair é maior). Contudo vc até pode encontrar empresas com boa perspectiva de crescimento e com taxa de aluguem na faixa de uns 3 a 5%.

Pro pequeno investidor pode não ser interessante, mas para um fundo de investimento, por exemplo, pode ser bom negocio, principalmente se for um fundo passivo.

espero ter ajudado,

domenico (139 posts) respondeu em 21/01/2010 13:53:13

Danilo

Como sempre vocÊ dá ótimas explicações.Ajudou muito sim.

 

Obrigado

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 25/01/2010 20:41:56

se vc alugar todas as suas petr4 e fizer uma venda coberta, na verdade vc está fazendo uma venda descoberta, pois qdo vc aluga, as ações saem da sua custódia... por isso vc recebe o aluguel... vc não pode vender um apartamento com os inquilinos morando dentro, rapá. O pior, venda descoberta de opções é muito arriscado e pode te dar até preju. Se o titular das opiças resolver exercer seus direitos, como vc fará para vender-lhe as ações se vc não mais as tem em custódia. Eu costumo fazer a seguinte estratégia, tenho conta em duas corretoras diferentes e isso não sai mais caro pq estudei as corretoras e os benefícios de uma compensam as da outra, em uma eu alugo e na outra eu opero com mais intensidade com corretagem fixa a um valor camarada.

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 25/01/2010 20:49:10

desculpe domenico, a resposta foi mais para os novatos que ainda estão aprendendo que para vc, ok?

galmason (1 posts) respondeu em 29/01/2010 10:51:37

além disso, se o tomador liquidar seu contrato antecipadamente e as ações forem realugadas, gera um novo prazo para liquidação e vc (doador) precisará estar atento (avisar q não quer renovar aluguel nem qdo o primeiro for liquidado antecipadamente).


« Anterior Page  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Próximo »
tópico normal normal
Muito visitado popular
Exibe sempre no Topo em destaque
Fechado para respostas exclusivo