Topo Duplo Ações Opções Análise Técnica Investimentos Bovespa: InvestMax : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Topo Duplo ou M

Como analisar essa formação gráfica da análise técnica - (curso de análise gráfica)

Este tipo de formação é uma formação tipicamente formada por 2 máximos (A e B) intercalados por um mínimo (C) seguidos do rompimento da linha de suporte (D). Geralmente, este padrão marca a transição da passagem de um período bullish para um período bearish.

Clique na imagem para Ampliar
topo duplo, resistencia, padroes graficos, analise grafica, formações graficas

Em termos de elementos que compõem este gráfico padrão temos o seguinte:
Tendência: este padrão gráfico é um padrão de inversão de tendência pelo que deverá existir uma tendência prévia que deverá ser invertida. No caso do gráfico acima descrito, existia uma tendência de alta antes de se começar a formar o topo duplo.

Primeiro máximo (A): esta formação é reconhecida pela existência de dois máximos relativos. Em particular, o primeiro máximo é a cotação mais elevada do período bullish.

Segundo máximo (B): o segundo máximo deverá ter uma cotação semelhante à do primeiro ainda que se admita que haja uma ligeira diferença

Queda após o segundo máximo: após o segundo máximo assiste-se a uma queda da cotação do título que é reforçada por um aumento do volume. Nessa situação, a quebra da linha de suporte deverá estar eminente (D) com os bears a exercerem uma pressão vendedora que os bulls não conseguem anular. É usual que ocorra um ou dois gaps.

Linha de suporte torna-se linha de resistência: após o rompimento da linha de suporte (D) é usual que a mesma se torne na linha de resistência.

Um analista, para avaliar corretamente esta formação deverá ter em mente os seguintes pontos:

a. Os picos devem estar separados por cerca de um mês. Se forem muito próximos podem apenas ser parte de uma linha de resistência

b.O valor mínimo (C) entre os dois máximos deve ter uma cotação pelo menos 10% inferior ao valor dos picos. Caso isso não ocorra, a pressão vendedora poderá não estar a aumentar por forma a que ocorra o rompimento do suporte.

c. Distinguir os falsos ponto de fugas do ponto de fuga verdadeiro: poderá acontecer um primeiro rompimento da linha de suporte sem que isso signifique que se deu uma inversão de tendência na cotação do título. De fato, poderá surgir um rally que provoque o retorno da cotação acima da linha de suporte. Um verdadeiro ponto de fuga deverá ser confirmado por um aumento de volume e uma sequência de sessões bearish para que se confirme realmente o ponto de fuga negativo e a entrada num período bearish.

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

wsmatta comentou:

Estamos assistindo o ibov fazer isto no momento, provavelmente. Houve um retorno, que deverá ser seguido provavelmente pela quebra definitiva do suporte.


 
Publicidade

Swing trading, é uma forma mais tranquila para se operar o mercado de ações, de futuros (commodities e índices) ou forex do que o Day Trading. Com Swing Trading contempla-se um tempo maior, diminui-se o risco, aumentam-se os lucros...

Relutamos na hora de escolher uma ação porque existe um conflito mental e natural entre o útil (necessidade) e o agradável (o prazer). O cerne da solução é conciliar os desejos emocionais de tal modo que não contrariem a racionalidade financeira...

O Portal InvestMax facilita a sua vida listando a tendência de Longo, médio e curto prazo de várias ações da BMFBovespa, de uma forma fácil e prática, por meio visual você acompanha rapidamente as tendências das ações de várias empresas. Confira o Sinalizador de tendências InvestMax

A frase de Charles Dow, “a tendência é tua amiga”, definiu para sempre como se deve operar num mercado de movimentos aleatórios ou incertos. Infelizmente, muitas vezes, a tendência do mercado contraria nosso desejo de operar a qualquer momento, como se o mercado estivesse sempre favorável a nossa pretensão de comprar ou de vender...

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.