Triângulo Simétrico : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Triângulo Simétrico

Triângulo Simétrico

Como analisar essa formação gráfica da análise técnica - (curso de análise gráfica)

Ao contrário dos padrões triângulo descendente e ascendente, a formação em triângulo simétrico não é um padrão gráfico com tendência definida. Relembre-se que o triângulo descendente é uma formação tipicamente bearish enquanto que o triângulo ascendente é uma formação tipicamente bullish.

Clique na imagem para Ampliar
triangulo simetrico, ações, formações graficas, padrões gráficos.

Em termos de padrão, a formação em triângulo simétrico é constituída pelos seguintes elementos:

4 pontos: para se traçar uma linha de tendência são necessários pelo menos dois pontos. Para termos um triângulo simétrico são precisas duas linhas pelo que no total precisaremos de pelo menos 4 pontos. No gráfico acima, a linha superior é formada pelos pontos 2,4 e 6 enquanto que a linha inferior é formada pelos pontos 1, 3 e 5.

Volume: à medida que o triângulo converge para o seu vértice, o volume tende a diminuir refletindo um período de consolidação das cotações.

Duração: tipicamente, um triângulo simétrico pode ter uma duração que irá de poucas semanas até alguns meses.

Direção do Ponto de fuga: à medida que os máximos e mínimos das cotações se vão aproximando, maior é a probabilidade da ocorrência de um ponto de fuga, quer positivo, quer negativo. Tentar apinhar o tipo de ponto de fuga que pode ocorrer é sempre perigoso pelo que o melhor é esperar por uma confirmação.

Confirmação do ponto de fuga: para que um ponto de fuga seja considerado válido, é normal que se estabeleça um limite de 3% na variação da cotação que deverá ser acompanhada por um aumento do volume transacionado.
Preço algo: há dois métodos distintos para determinar qual o preço algo após o ponto de fuga. No primeiro método é medida a distância entre os dois pontos mais distantes do triângulo simétrico. Esse valor deverá ser então somada à cotação em que surgiu o ponto de fuga. Obtém-se assim o preço algo. O outro método passa por traçar uma linha paralela à linha descendente (ponto de fuga negativo) ou à linha ascendente (ponto de fuga positivo) a partir do ponto de cotação mais baixa ou mais alta do triângulo respectivamente.

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

Carlos comentou:

bem clara e objetiva a definiçao facil entendimento


lara oliveira comentou:

muito esclarecido uma das figuras mais confiaveis


 
Publicidade

Segundo o velho ditado americano, existem vinte maneiras para se esfolar um gato. Na bolsa de valores, existem muitas maneiras para se acertar a direção dos preços, algumas são mais lógica do que outras e todas ajudam a ganhar dinheiro na compra e venda de ações. E para complementar com outro adágio, já que está na moda...

Os investidores estrangeiros representam mais de 1/3 dos négocios na bovespa. Portanto o fluxo de recursos estrangeiros tende a ditar o movimento de uma boa fatia do mercado. Veja a participação nos Contratos Futuros do IBOVESPA

O comércio de moedas é um dos mais antigos do mundo e na atualidade o mais ativo e volumoso. Na época do império romano já existiam cambistas trocando moedas. Era comum encontrar esses delaers nas feiras ou onde houvesse aglomerações de pessoas, especialmente...

Nesta nota vamos analisar como num dia de operação o investidor pode aumentar os ganhos num montante que daria inveja a qualquer robot dos “High frequence traders” – jogadores de alta frequência.

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.