Reversão com Candlesticks Bullish Ações Opções Análise Técnica Investimentos: análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Reversão com Candlesticks Bullish

Reversão com Candlesticks Bullish
(Força compradora)

Existem dezenas de inversões "bullish" com candlesticks. Elegemos apenas as mais comuns e importantes para alvo de análise mais detalhada. Na lista abaixo estão alguns dos padrões base de inversão com o número de candlesticks requerida entre parêntesis:

Bullish Engulfing (Engolfo de Alta) - (2)
Piercing Pattern (2)
Bullish Harami (2)
Hammer (Martelo) - (1)
Inverted Hammer (Martelo Invertido) - (1)
Morning Star (Estrela da Manhã) - (3)
Bullish Abandoned Baby - (Bebê Abandonado de Alta) - (3)

Todas as formações de candlesticks supracitadas já foram cobertas anteriormente, no entanto. Nestes casos devem-se estabelecer certos pressupostos:

1 - a maior parte destas formações requer confirmação "bullish";
2 - estas formações devem ser formadas numa altura de tendência de baixa.
3 - também devem ser utilizados outros aspectos da análise técnica.


1 - Confirmação "Bullish" (Força Compradora)

As formações são constituídas por uma ou mais "candlesticks"; a maioria requer confirmação "bullish". A inversão confirma que os compradores conseguiram suplantar a pressão vendedora que existia anteriormente, mas não é certo que existirão investidores dispostos a comprar a preços mais elevados. Sem confirmação, estes padrões seriam considerados neutros e indicariam, na melhor das hipóteses, um mero nível de suporte. As confirmações "bullish" são sinônimo de altas posteriores e podem vir na forma de um "gap up", de uma grande "candlestick" branca ou de uma forte alta do volume. Por que a análise das formações de candlestick é mais apropriada para o curto prazo (1 ou 2 semanas), a confirmação "bullish" deve aparecer entre 1 e 3 dias após a formação.


2 - Tendência predominante

De forma a serem consideradas sinais de inversão "bullish", deve existir previamente uma tendência de quebra contrária. Um "bullish engulfing" em novos máximos podem ser raramente considerados um padrão de inversão "bullish". Estas formações indicariam pressão compradora contínua e poderiam ser consideradas uma formação de continuação. No exemplo abaixo, o padrão de oval vermelha assemelha-se um "bullish engulfing", mas formou-se perto de uma resistência e após uma alta de 30 pontos. A formação é mais de continuação, do que que de inversão.

Candlestick, graficos, analise grafica, analise tecnica, análise técnica, curso sobre Candlestick, grafico de barras, martelo, martelo, invertido, doji, harami, marobozu, candle, candles, padroes de reversao, shooting Star, harami, doji, doji star, estrela da manhã, morning star, bullish, bearish


3 - Indicadores da Análise Técnica

A existência de uma tendência de baixa pode ser determinado através do uso de uma média móvel, pullbacks e linhas de tendência. Uma tendência de baixa pode identificar-se, por exemplo, do seguinte modo:

- A ação está a transacionar abaixo da sua MME20.
- Cada pullback "bullish" é menor do que anterior.
- A empresa está a transacionar abaixo da sua linha de tendência.

Estes são apenas alguns exemplos de como se pode determinar uma tendência de quebra. Alguns traders podem preferir downtrends mais curtos e podem considerar, por exemplo, ações abaixo da Média móvel exponencial de 10 dias. Os critérios dependerão sempre do estilo de trading e das diferenças pessoais.

Outros sinais técnicos

As candlesticks providenciam um excelente meio de identificar inversões de curto prazo, mas não devem ser utilizadas isoladamente. Outros aspectos da análise técnica podem e devem ser incorporados de forma a tornar a inversão mais robusta. Aqui estão três idéias de como se podem combinar indicadores técnicos tradicionais com análise de candlesticks.

Suporte: procurar por padrões de inversão bullish perto de níveis de suporte de forma a incrementar as probabilidades de abrir uma posição correta. Níveis de suporte podem ser identificados com média móveis, reações prévias a mínimos, linhas de tendência ou retracements de Fibonacci.

Candlestick, graficos, analise grafica, analise tecnica, análise técnica, curso sobre Candlestick, grafico de barras, martelo, martelo, invertido, doji, harami, marobozu, candle, candles, padroes de reversao, shooting Star, harami, doji, doji star, estrela da manhã, morning star, bullish, bearish, Engulfing, Engoldo de Alta, Engolfo de Baixa

O título acima subiu de 75 para 175 em menos de dois meses. Posteriormente, a ação retrocedeu 50% deste avanço e formou um grande "bullish engulfing" perto de 125. Este padrão foi confirmado com duas altas subseqüentes acima da linha de tendência de baixa.

Momentum: Usar osciladores de forma a confirmar a melhoria do "momentum" com inversões "bullish". Divergências positivas no MACD, no PPO, no indicador estocástico, no RSI (IFR), no StochRSI ou no Williams %R indicariam uma melhoria no momentum e subiriam a robustez de um padrão de inversão "bullish".

Money Flows: Usar indicadores baseados em volume de forma a ter uma noção da pressão compradora ou vendedora. OBV, Chaikin Money Flow (CMF) e Linha de Acumulação/Distribuição podem ser usados em conjunto com as candlesticks. Sinais de força em qualquer um destes indicadores pode aumentar as probabilidades de a inversão ser real.

Para aqueles que querem ir mais longe, estes três aspectos podem ser combinados de forma a obter-se o sinal decisivo. Procure formações de candlesticks de inversão "bullish" em ativos a transacionar perto de níveis de suporte, apresentado divergências positivas e sinas de pressão compradora.

Candlestick, graficos, analise grafica, analise tecnica, análise técnica, curso sobre Candlestick, grafico de barras, martelo, martelo, invertido, doji, harami, marobozu, candle, candles, padroes de reversao, shooting Star, harami, doji, doji star, estrela da manhã, morning star, bullish, bearish, Engulfing, Engoldo de Alta, Engolfo de Baixa

Aqui está um exemplo, de como tudo isso pode acontecer. No início de Julho, o título em análise formou uma série de "spinning tops" perto do suporte de 25. No início de Julho, um "bullish engulfing" formou-se, sendo confirmada três dias mais tarde pela forte alta, para cima de 27. O oscilador estocástico de 10 dias formou uma divergência positiva e moveu-se para cima da sua linha de sinal, mesmo antes da ação subir para cima de 27. Apesar de não estar ainda em terreno positivo, o Chaikin Money Flow mostrou melhorias significativas e moveu-se para terreno positivo uma semana mais tarde.

Há outras áreas do site detalhando os indicadores técnicos, veja sobre em: Aprendizado >> Análise Técnica >> Indicadores

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Sua mensagem (opcional):
Nome: Seu Email: (não será Publicado)
Site: (opcional)
Nofiticar por e-mail novos comentários neste tópico.

 
Publicidade

Somos fascinado pelo o sucesso. A força psicológica da vitória é tão grande que exageramos os ganhos e escondemos as perdas nas bolsa de valores e em outros afazeres. Embora a realidade numérica seja outra, pois em todos campos de atividades existem mais perdedores do que ganhadores; mesmo assim, não gostamos de lembrar das perdas...

Publico este de modo que possa ser útil a quem quiser saber mais sobre o tema. O assunto é complexo, mas vou tentar colocar de forma breve, mas extensiva a todos interessados.

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

A frase de Charles Dow, “a tendência é tua amiga”, definiu para sempre como se deve operar num mercado de movimentos aleatórios ou incertos. Infelizmente, muitas vezes, a tendência do mercado contraria nosso desejo de operar a qualquer momento, como se o mercado estivesse sempre favorável a nossa pretensão de comprar ou de vender...

Relação das empresas com aumento de volume significativo.